segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Leva para o mundo o que Jesus te ensina

Saia da igreja

Leve para o mundo aquilo que tem aprendido


(Encontrei este texto na Canção Nova e achei-o muito apropriado às Leituras que a Igreja nos tem vindo a oferecer ultimamente, na Liturgia: bens e partilha. Eu acho que “bens”, não têm de ser só casas e dinheiro, mas todos os dons que Deus me dá gratuitamente os quais devo desenvolver e partilhar, distribuir com os que não os tem. Pode muito bem ser um sorriso, uma conversa, uma atitude de tolerância, de delicadeza, mansidão, paciência, perseverança, transmitir ânimo, coragem. Por isso vos convido a ler este texto.)


****


“Por favor, saia da igreja. Vá ao estádio de futebol, à fazenda, ao escritório, ao hospital, ao teatro, ao parque, ao cinema...

Saia da igreja na segunda-feira à noite, após o grupo de oração. E vá ao shopping. No trânsito, mostre, com palavras e gestos, que você não vai destruir o mundo por causa do engarrafamento. Sintonize uma rádio cristã e siga em frente. Ao chegar às lojas, só compre o que, de fato, precisa. E, de quebra, escolha uma roupa para alguém que você sabe não ter condições de comprá-la. O beneficiado poderá até desconfiar que você anda saindo muito da igreja.

Na terça-feira, saia da igreja de novo. Após participar da Santa Missa, depois de um dia todo de trabalho, vá curtir um cineminha. Na fila, à espera do ingresso para ver o filme, não economize seu bom humor e descontração. Depois da sessão, fale com seus amigos sobre os valores e mensagens que aprendeu. Afinal de contas, você saiu da igreja no fim da tarde.

Saia da igreja também na quarta-feira. Após momentos de silêncio diante do Santíssimo Sacramento, saia e passe em casa para pegar a esposa e os filhos. Vá ao estádio de futebol. Justamente porque você vive saindo da igreja, quase não sabe fazer nada sem a família. Inclusive, torcer pelo time do coração.

Saia da igreja o máximo de dias e vezes que conseguir. Especialmente no domingo pela manhã, após a Missa. Saia e corra para a praia. Vá com sua família ou amigos. Sorria bastante, conte muitas histórias engraçadas e, no final da tarde, combine de rezar o terço na casa de alguém da turma.

Uma pessoa de fora, que ouvir esse papo, logo vai pensar: "Esses aí devem ter saído da igreja".

Saia da igreja muitas vezes. Sempre.”



Maurício Rebouças


Sem comentários: