terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hoje, a Igreja celebra a “Conversão de S. Paulo, Apóstolo”



«Não é aquele que nos perseguia?»

(Act 9,21)


S. Paulo é das Figuras grandes da nossa Igreja, que eu não me atrevo a falar dele. Apenas senti necessidade de partilhar aqui alguns pensamentos que me suscitou a Leitura de hoje – Act 22, 3-16.


S. Paulo, fariseu de gema, era muito sábio e conhecedor da Lei de Deus. Educado na melhor escola, recebeu formação exemplar. Foi porém, um acérrimo perseguidor dos cristãos, intervindo directamente na sua captura para serem maltratados e condenados, apenas por seguirem a Cristo!


E foi a este homem, que Jesus escolheu como instrumento divino para ir evangelizar os pagãos, aqueles que nunca tinham ouvido falar de Cristo, pelo mundo sem fim. Quando Paulo / Saulo seguia numa das suas missões mortíferas, Jesus chama-o e dá-lhe, gratuitamente o dom da fé.


O Senhor Jesus é “desconcertante” na perspectiva dos homens, porque as nossas leis, baseadas na intolerância e na vingança, não entende o perdão ao inimigo , nem concebe o amor na dimensão da Cruz; somos tão auto-suficientes e prepotentes, que não aceitamos que as coisas nos fujam ao nosso controlo; queremos ser os nossos próprios deuses.


Esta atitude de Jesus mostra-nos a nossa impotência, o nosso nada, perante o poder de Deus, Criador e Senhor de todas as coisas, o Deus, único, misericordioso, verdadeiro e fiel, aquele que nos ama apaixonadamente.


Obrigada Senhor, por existires!

Obrigada Senhor, por me teres escolhido

e chamado para fazer parte do teu Reino!

Peço-te Senhor, que me dês fé e ajudes a caminhar para Ti.


…..........


Livro dos Actos dos Apóstolos 22,3-16.

«Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, em todo o rigor da Lei dos nossos pais e cheio de zelo pelas coisas de Deus, como todos vós sois agora. Persegui de morte esta «Via», algemando e entregando à prisão homens e mulheres, como o podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todos os anciãos. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco, onde ia para prender os que lá se encontrassem e trazê-los agrilhoados a Jerusalém, a fim de serem castigados. Ia a caminho, e já próximo de Damasco, quando, por volta do meio dia, uma intensa luz, vinda do Céu, me rodeou com a sua claridade. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque me persegues?’ Respondi: ‘Quem és Tu, Senhor?’ Ele disse-me, então: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues.’ Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem me falava. E prossegui: ‘Que hei-de fazer, Senhor?’ O Senhor respondeu-me: ‘Ergue-te, vai a Damasco, e lá te dirão o que se determinou que fizesses.’ Mas, como eu não via, devido ao brilho daquela luz, fui levado pela mão dos meus companheiros e cheguei a Damasco. Ora um certo Ananias, homem piedoso e cumpridor da Lei, muito respeitado por todos os judeus da cidade, foi procurar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista.’ E, no mesmo instante, comecei a vê-lo. Ele prosseguiu: ‘O Deus dos nossos pais predestinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e para ouvires as palavras da sua boca, porque serás testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste. E agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o baptismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome.”

Palavra do Senhor.


Sem comentários: