segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

No Inicio de Ano aos meus Catequisandos




Queridos Amigos


Já passaram as Festas de Natal, bem recheadas de coisas que brilham, que se comem com prazer, roupa nova que se veste, mas também é uma época que paralelamente apresenta um conteúdo espiritual muito rico: o nascimento do Messias, o nosso Salvador.


Como ainda se lembram, passamos o advento a esperar o Menino e por isso nos preparamos, nas catequeses, como na Celebração do Sacramento da Reconciliação. Realizámos a nossa Festa de Natal, com a catequese sobre a importância das “figurinhas” do presépio, da campanha de natal – que não sei se fizeram ou não - e também convivemos com muita alegria …


Chegou a Noite de Natal, Missa do Galo... Foste? Eu fui.


Passagem de Ano, foi também um momento de pensarmos um pouco naquilo que não fizemos e que deveríamos ter feito, naquilo que não dissemos e que deveríamos ter dito... Agora vamos pedir ao Senhor que nos dê mais Fé, para discernirmos melhor qual é a vontade d´Ele para este Novo Ano.


Ontem foi dia da Epifania, dos reis Magos. Concerteza que no Presépio “andaste” com os teus Reis Magos até à gruta do Menino. Esta visita dos Reis mostra-nos que eles, vieram de países muito distantes, para se encontrarem com Jesus e manifestarem que Jesus é o Filho de Deus. Quando O viram, encheram-se de alegria e adoraram-No.

Nós também, temos de sair do nosso comodismo /pregiça e ir “procurar” Jesus e quando o encontrarmos, agarrarmo-nos a Ele, para não lhe fugirmos mais.


A partir de hoje, 2ª feira da oitava da Epifania, as Leituras apresentam-nos Jesus adulto, a iniciar a sua Evangelização por toda a Palestina. As Leituras sobre a infância de Jesus terminaram ontem, dia da Epifania do Senhor.

Eu gostaria muito que, com a ajuda dos vossos pais, lessem o Evangelho segundo S. Mateus, 4, 12-17.23-25 - e partilhassem uns com os outros o que esta Palavra vos diz ..., como costumamos fazer na Catequese, tá?


Não esqueçam que no próximo Domingo, dia 9 de Janeiro, é o nosso grupo que anima a Eucaristia. Não faltem.


Um abraço.



Sem comentários: