quinta-feira, 5 de julho de 2012

”Quem és tu, ó homem,


... para discutires com Deus?” 

Rm 9,20


Passamos a maior parte da nossa vida sem enxergarmos quem somos e o que somos! Por isso reclamamos.

Achamo-nos os maiores, os mais entendidos, os que tem sempre razão, os que vêem e ouvem tudo porque são inteligentes … e por isso nos tornamos autoritários, ambiciosos, auto-suficientes, egoístas e muito orgulhosos.

O coração endurece como uma pedra, não ouvimos o clamor dos que injustiçamos e não vemos quem pisamos; não temos tempo para nada – nem para a família, nem para os verdadeiros amigos - , porque vivemos muito ocupados em construir a nossa imagem de prestígio social. Queremos “marcar” posição! queremos que saibam quem somos! Queremos ser conhecidos pelos nossos feitos!

Mas por que não ficamos satisfeitos com isto, queremos sempre mais e mais e como tudo tem o seu limite, acabamos por ficar ansiosos, angustiados, exasperados, com inveja daqueles que vão à frente … Sofremos!

Então verificamos que alguma coisa se está a desmoronar!
Afinal, onde estivemos até agora que parece que “ninguém ”nos viu! Afinal, o dinheiro não compra o amor nem a saúde! Afinal os amigos de ocasião arranjaram outros amigos mais poderosos! os filhos circulam por outros ciclos duvidosos e não querem saber dos nossos problemas...
Agora estamos mais velhos, doentes, abandonados, vazios! Deus, por que é que isto acontece comigo? Não vês que estou a sofrer? Se és Deus, faz alguma coisa …

Não vimos nem ouvimos os apelos de Deus que sempre nos chamou para o redil, porque nos afastámos Dele e endurecemos o coração; quisemos ser os deuses da nossa própria vida e pensámos que poderíamos ser auto-suficientes. Apesar desta nossa “triste figura”, Deus não nos abandona e oferece a cada um de nós o Seu amor, dizendo pela boca do profeta: “Dar-vos-ei um coração novo..., tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei no vosso íntimo o meu espírito e farei com que andeis de acordo com os meus estatutos e guardeis as minhas normas e as pratiqueis. Então habitareis na terra que dei a vossos pais: sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus...” Ez 36,26-28.

BOM DIA PARA TI


Sem comentários: