segunda-feira, 30 de julho de 2012

ZELO NO TEMPLO DO SENHOR, PRECISA-SE






Ontem, na Igreja de Santa Cruz, foi dia de batizado de duas irmãs gemias. Teria sido um evento muito bonito, dado o seu significado – administração do Sacramento do Batismo -, não fosse a bagunça de que os convidados foram protagonistas. O celebrante foi muito eficaz, explicando o simbolismo de cada ritual. Pena foi que apenas ouviram os pais e padrinhos, por estarem no altar, quase colados ao celebrante. Os restantes, encontravam-se espalhados pela Igreja, num movimento de entra e sai, exibindo as toilettes desajustadas ao momento, por serem mais adequadas a festas noturnas e profanas, ou formando grupos e pondo a conversa em dia.
Um desrespeito que até doía! Que faz aquela gente ali! Quem põe ordem na casa de Deus! Será que Jesus terá de vir novamente para expulsar os vendilhões do templo!

 Depois da celebração propriamente dita, saiu o presbítero e o sacristão e aí é que foi o caos! Inundaram o presbitério para as fotos, mesmo em cima do horário da Eucaristia seguinte. Esta só foi possível ter início, porque uma senhora do coro foi ao microfone pedir silêncio...

Há igrejas em que isto não acontece! noutras religiões também não! Então o que está a acontecer na Igreja Católica? Quem é responsável pelo espaço: Templo? Quem zela pela dignidade, pela decência dentro do Templo do Senhor?
Por que não se educa o Povo de Deus que anda confuso sem pastor? Será por preconceito? Vergonha? Não querer ser chamado de antiquado...?
Respeito não tem idade! Educação, é de sempre! Regras, são necessárias para o equilíbrio das relações humanas...

Tudo tem de ser feito com muito amor e naturalidade! Mas também com muita determinação.

PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: