terça-feira, 28 de outubro de 2014

DEPOIS DE REZAR JESUS ESCOLHEU SEUS APÓSTOLOS ( Lc 6,12-19)



Hoje a igreja celebra a Festa de dois apóstolos: São Judas Tadeu, e São Simão. O evangelho apresenta o momento em que Jesus sobe a Montanha para rezar, pedir orientação ao Pai, que revele sua vontade na escolha dos apóstolos. Antes de escolher os doze Jesus se prepara com a oração. Os momentos importantes de sua missão eram sempre preparados pela oração. Jesus retira-se para a montanha para rezar, passa a noite toda rezando. Terminada a oração, ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para que fossem seus apóstolos. As decisões de Jesus eram sempre orientadas pela oração. Jesus era se fez servo obediente, agia sempre em profunda concordância com a vontade do Pai. Nada fazia por si mesmo. A oração era um momento de Jesus estar em íntima comunhão com seu Pai. Estar com o Pai e na sua presença na oração era para Jesus o momento especial. Rezar para Jesus não era obrigação, mas compromisso de amor. A oração era para Jesus questão vital. Sem oração não se vive, a vida espiritual não se sustenta sem tempo para estar na presença de Deus. Quando deixamos de rezar, ou substitui-se o tempo da oração, a vida se torna deserto, o coração adoece, e as tribulações e os problemas diários vão roubando a alegria e a esperança do nosso coração. 
Ao descer da montanha com aqueles que ele escolheu, uma grande multidão o esperava para ouvi-lo e para serem curadas de suas enfermidades. O evangelho diz todos procuravam tocar em Jesus, porque dele saia uma força que curava a todos. Esta força é o Espírito Santo, é a força do amor. Jesus estava cheio do Espírito Santo, os seus apóstolos e discípulos deverão ser homens e mulheres que transbordam a graça divina por onde passarem. Para se encher da graça do Espírito Santo, é necessário estar com Jesus em oração. Subir o monte, se deixar conduzir por Deus. Orientar toda a vida a partir de Deus. A vida de Jesus era totalmente conduzida pelo Espírito Santo.
O povo de Deus tem sede de Deus. Precisa encontrar em nós seus discípulos, uma fonte de água viva. Querem beber da graça divina da qual, a Igreja de Jesus, formada pelos seus escolhidos, possam oferecer as pessoas e ao mundo, a graça do amor divino. Amor que cura os corações despedaçados; amor que liberta do mal, e desfaz as obras infrutíferas das trevas; amor que se doa, e não busca interesses próprios, mas o bem comum; amor que comunica vida, e destrói as forças da morte. Fomos também escolhidos por Jesus, eu você e todos os que se tornaram seguidores do Mestre. As funções diferem, porém o chamado é o mesmo. Sigamos com confiança o Mestre, e aprendamos dele a arte de servir com generosidade e amor total.

Kerigma,scj

Sem comentários: