sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

LEMBRANDO O PASSAMENTO DO PADRE ACÁCIO MARQUES

A morte inesperada do senhor padre Acácio Marques que a todos nós
surpreendeu e a alguns de nós, como a mim própria, provocou sofrimento e um doloroso sentimento de perda, fez-me pensar profundamente na presença, por vezes tão mal avaliada dos Padres nas nossas vidas.
Talvez, também a isso me levasse um dolorido desabafo, de um amigo que muito preso: - “a morte de um padre é também uma desgraça”, e acrescentou; há tão poucos!
Muita gente pensa e diz escarnecendo que os padres fazem isto, aquilo, aqueloutro. E, por tal os julgam e condenam, como se julgar fosse obrigação sua.
 Mas, quando nos baptizam, nos dão a comunhão, nos confirmam na fé, nos casam ou dão a extrema unção, para além dos seres humanos falíveis como todos os demais, eles são nesses momentos muito especialmente a voz e a mão de Deus.
E, não é tão difícil assim de entender. Quando os nossos próprios pais, por mais defeitos que tenham como gente que são, nos abraçam e aconselham – não procedas assim por estas mais aquelas razões, embora continuem a ser os frágeis humanos que erram, são mais, muito mais, do que isso são, na divina medida do humano – “os Pais” são então, a mais sincera voz do amor pelos filhos.
E, quer queiramos quer não, o Padre, enquanto Portugal “ainda” tiver liberdade para, pelo menos, nas igrejas conservar os seus Santos e viver sem perseguições a sua Fé Cristã, os padres continuarão a ser figuras de referência nas nossas vidas.
São ainda os padres que nos encaminham nas aflições e nos abrem caminhos de redenção. Quer dizer, em todos os actos solenes das nossas existências, lá está o “Padre” connosco levando a palavra de Deus às nossas vidas.
Mas, o padre Acácio, que dele vinha falar, era, e foi, um padre especial. Tirava da sua fé a coragem de não agradar, se ela a isso o intuísse.
Lutava pelo Amor de Deus, não para que a amassem a ele.
Quando há cerca dezasseis anos passou uma tarde em nossa casa a falar comigo fiquei a dever-lhe não a piedade, nem a palmadinha nas costas. Fiquei a dever-lhe a coragem de ir em frente.
Depois, pouco mais falamos, a não ser quando baptizou dois dos meus sobrinhos netos e foi almoçar connosco a Juromenha, mas uma ou outra vez, no Comercio do Porto, onde colaborava fazia-me um aceno por escrito.
Guardo-o no meu coração pelo afecto e pela admiração e respeito que lhe devo.
E, hoje pensando nele, pareceu-me justo trazer à lembrança de todos nós “os Padres das nossas Vidas” – que nos amparam, nos aconselham, nos abençoam e que, tantas vezes andam longe demais da nossa gratidão e dos nossos corações.
Rezemos por ele e por todos nós.
                          Maria José Rijo
@@@@
Jornal Linhas de Elvas
Nº 2.952 – 17 – Janeiro – 2008
Conversas Soltas

Sem comentários: