segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Recortes de noticias




CHINA VAI LISTAR LOCAIS LEGAIS PARA CULTOS
29 DEC, 2014

A China irá publicar na Internet detalhes sobre locais religiosos legais, informou a agência oficial de notícias Xinhua, aparentemente numa tentativa de identificar grupos não sancionados como parte de um esforço para “extinguir actividades religiosas ilegais”. Nomes e endereços de “todos os locais budistas e taoistas” serão publicados no prazo de dois anos, disse Wang Zuoan, director da Administração Estatal para Assuntos Religiosos. A Xinhua não fez nenhuma menção a outras religiões, mas afirmou que Wang teria dito que essa informação ajudará a travar actividades religiosas ilegais em lugares não autorizados. Apesar das regras, movimentos religiosos não autorizados, que são classificados como cultos pelas autoridades, proliferaram nos últimos anos, levando o Governo a ampliar os esforços para travar o seu crescimento.


GRUPO “AMIGU DI MACAU” CELEBROU ANIVERSÁRIO DA RAEM EM TORONTO
21 DEC, 2014

Com o apoio da Fundação Macau e entidades privadas, o grupo Amigu di Macau, de Toronto, reuniu-se no dia 7 com os seus mais de 320 associados para celebrar o 15º Aniversário da RAEM. Entre os convidados estiveram o vice-cônsul-geral da República Popular da China em Toronto, Chuanbing Zhang, o cônsul-geral de Portugal em Toronto, Luís Barros, e o senador Tobias Enverga, em representação do Governo canadiano. O presidente do Amigu di Macau, José Cordeiro, salientou que os macaenses residentes em Toronto sentem-se orgulhosos pelo sucesso económico de Macau e, embora vivendo longe, continuam a acompanhar as notícias do dia a dia. Quanto ao Clube, José Cordeiro afirmou que continua a trabalhar arduamente com o Governo e outras entidades de Macau para contribuir para a boa imagem e nome do território no Canadá. A criação da “International Macanese Alliance” em Outubro deste ano traduz-se na “coroação desses esforços”, acrescentou. O grupo Amigu di Macau revelou ainda que angariou um donativo no total de mil dólares canadianos para a Caritas Macau.




CHINA DETEVE MISSIONÁRIO DOS EUA NA FRONTEIRA COM A COREIA DO NORTE
21 DEC, 2014

A China deteve um trabalhador humanitário norte-americano cristão junto à sua fronteira com a Coreia do Norte, numa altura em que as autoridades intensificam uma aparente repressão de grupos religiosos na região. Peter Hahn, de 74 anos, nascido na Coreia do Norte e naturalizado norte-americano, foi detido e acusado de fraude e de falsificação de recibos, informou o seu advogado, Zhang Peihong, citado por agências. Radicado na cidade fronteiriça de Tumen desde o final da década de 1990, Peter Hahn fundou uma organização não-governamental cristã que presta assistência à Coreia do Norte e ajuda aos refugiados. Em 2002, criou uma escola vocacional para jovens locais. Muitos grupos de natureza cristã, a maioria dirigida por sul-coreanos, são activos ao longo da fronteira. No entanto, vêm-se forçados a operar na sombra, uma vez que a China proíbe missionários estrangeiros e promete prender refugiados que escapem à perseguição do repressivo regime da Coreia do Norte.

(Jornal “Tribuna de Macau”)


Sem comentários: