domingo, 16 de junho de 2019

Golfo Pérsico, migrantes, Santos da porta ao lado:



o Angelus com o Papa em Camerino




Antes de rezar o Angelus com os fiéis reunidos na Praça Cavour, em Camerino, o Papa Francisco também recordou "dos numerosos testemunhos de santidade dos quais a vossa terra é rica" - citando vários Santos da região - assim como dos tantos "santos da porta ao lado", não beatificados ou canonizados, mas que sustentaram e transformaram famílias e comunidades com a força de sua vida cristã”.

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

Angelus deste domingo, Solenidade de Pentecostes, foi rezado ao final da Missa celebrada em Camerino, região central Itália, atingida pelos terremotos de 2016.
Em sua alocução, que precede a oração, Francisco começou recordando a beatificação no sábado, na Sardenha, de Edviges Carboni:

 Ontem, em Pozzomaggiore, na Sardenha, foi proclamada Beata Edviges Carboni, uma simples mulher do povo que na sua humilde cotidianidade abraçou a Cruz, dando testemunho de fé e de caridade. Demos graças por esta fiel discípula de Cristo, que dedicou toda a sua vida a serviço de Deus e do próximo. Um aplauso para a nova Beata, todos!”

Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Após, o Santo Padre recordou o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado em 20 de junho:

Hoje queremos recordar de modo particular os refugiados, no Dia Mundial que as Nações Unidas a eles dedicam. Esta recorrência convida todos à solidariedade com os homens, as mulheres e as crianças que fogem de guerras, perseguições e violações de direitos fundamentais. Que as nossas comunidades eclesiais e civis estejam próximas e atentas às suas necessidades e aos seus sofrimentos”.

Golfo Pérsico

O aumento das tensões no Golfo Pérsico também recebeu a atenção do Santo Padre:

"Acompanho além disso, com preocupação, o aumento das tensões no Golfo Pérsico. Convido todos a fazerem uso dos instrumentos da diplomacia para resolver os complexos problemas dos conflitos no Oriente Médio. Renovo também à comunidade internacional um veemente apelo para realizar todo esforço possível para favorecer o diálogo e a paz" 

Santos "da porta ao lado"

Então, Francisco saudou todos os presentes, em particular “os doentes, os idosos, os encarcerados e a todos aqueles que através da rádio e da televisão”, estiveram unidos espiritualmente à Santa Missa, agradecendo também a todos que trabalharam para que esta “breve mas intensa visita” pudesse ser realizada.

O Santo Padre enviou uma “saudação especial e um encorajamento aos habitantes de San Severino Marche”, a quem saudaria do alto, ao sobrevoar a cidade de helicóptero, acrescentando:

Queridos irmãos e irmãs, que vocês possam caminhar unidos e alegres no caminho da fé, da esperança e da caridade, fiéis aos numerosos testemunhos de santidade dos quais a vossa terra é rica. Penso, entre outros, em São Venâncio, São Severino, São Ansovino, São Nicolau de Tolentino, São Pacífico e na Beata Batista Varano. Penso também nas numerosas figuras dos "santos da porta ao lado" não beatificados ou canonizados, mas que sustentaram - e sustentam - e transformaram famílias e comunidades com a força de sua vida cristã”.

Antes de rezar o Angelus, o Papa confiou “toda a comunidade diocesana à Santa Virgem, a quem veneram em numerosos santuários e a quem invocais especialmente com o título de “Santa Maria in Via”. Ela, que animou a primeira comunidade dos discípulos de Jesus com sua presença materna, ajude também a Igreja de hoje a dar bom testemunho do Evangelho”.

(vaticannews)

Sem comentários: