quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"EM NOME DE DEUS"


EM NOME DE DEUS,
PRONTOS PARA A ACÇÃO


(In Revista "Visão" 99, de 04.09.2008)


(Os meus Catequistas)

"Já lá vão cinco anos desde que Paula e Lourenço Tourais se tornaram catequistas itinerantes. Para trás ficou o conforto da casa e a segurança do emprego. Jornalista nos tempos que se seguiram à Faculdade, depois do nascimento da primeira filha, Paula, 37 anos, foi professora de Rádio e de Jornalismo, no Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa. Era também ali que o marido, Lourenço, 43 anos, dava aulas de Educação Física. Agora, vivem em renúncia material. Não têm rendimento fixo nem um orçamento para gerir; subsistem de dádivas sem dia nem hora marcada, tanto de amigos como dos outros membros da sua comunidade do Caminho Neocatecumenal.

Esta maneira particular de viver a religião, reconhecida pela Igreja Católica, nasceu em Espanha, nos anos 60, curiosamente de uma crise de fé. Depois de uma fase de ateísmo, um jovem da classe média alta de Madrid encontra-se com a Bíblia e questiona-se: as escrituras são ou não para levar a sério? A resposta determina que Kiko Argüello deixe a casa dos pais e abandone a profissão de professor de Desenho para estar entre os pobres da capital espanhola. O seu propósito é muito claro: viver o Evangelho de acordo com o que lá está escrito.

É esse também o objectivo de Paula e Lourenço, que espalham a Palavra de Deus, nos Açores e na Madeira. Passam longas temporadas longe da sua casa, na periferia de Lisboa, e os cinco filhos, entre os 21 meses e os 10 anos, acompanham-nos, mudando de escola quando necessário. Há mais de 40 anos, também Cármen Hernandez se decidiu a partir em missão e a convencer Kiko Argüello a acompanhá-la. Mas quando a rapariga de Barcelona chega às barracas para o conhecer, fica estupefacta com a comunidade que o pintor e músico congregara à sua volta: gatunos, prostitutas, os mais pobres e excluídos da sociedade. Ela sentiu que era verdadeiramente ali que estava a Igreja e ficou. Corria o ano de 1964 e juntos davam origem a um movimento laico de iniciação cristã, do qual ainda hoje são responsáveis, o Caminho Neocatecumenal. Respiravam-se os ares do Concílio Vaticano II, iniciado em 1962, e que provocara uma renovação profunda na Igreja Católica, propiciando o nascimento de novas formas de aproximação à religião."

(Continua)

Sem comentários: