quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Maria da Conceição Pinto da Rocha



Fundadora do
Instituto das Reparadoras Missionárias da Santa Face

Celebramos hoje o encerramento do cinquentenário da morte da Fundadora do Instituto das Reparadoras Missionárias da Santa Face".
Apontamento
Maria da Conceição Pinto da Rocha , que nasceu a 16 de Dezembro de 1889 em Viana do Castelo e nesta cidade passou quase toda a vida, faleceu a 2 de Outubro de 1958, com 69 anos de idade.

Aos 14 anos, Maria da Conceição fez a sua primeira doação (pessoal) impelida pelo desejo de acompanhar a Infância de Jesus na imitação do seu crescimento nas virtudes e a segui-Lo nos trabalhos do seu apostolado redentor.

Cinco anos mais tarde, sob a influência de Santa Teresinha do Menino Jesus, foi levada de impulso íntimo para se oferecer como Vítima ao Amor Misericordioso de Jesus. Daí por diante, amorosamente atenta às exigências da graça, foi-se prendendo à Cruz com oferecimentos sucessivos, que a levariam a uma semelhança cada vez maior com Cristo Crucificado.

Em Setembro de 1917 – precisamente no ano em que Nossa Senhora aparecia em Fátima, trazendo ao mundo a sua Mensagem de Oração e Penitencia – principiava a esboçar-se no espírito de Maria da Conceição o plano da obra em que havia de ocupar o resto da sua vida.
Achando-se às portas da morte, começou a ser invadida, diz ela, “por um pensamento estranho”, pensamento este que havia de ser, não só o seu programa pessoal de vida, como também a característica fundamental do nosso Instituto.
“Assim como Jesus fez seus os pecados dos homens, imolando-se por eles como Vítima à justiça do Seu Eterno Pai, oferece-te também tu, com Jesus e em Jesus, à Justiça de Deus, pela salvação do mundo..."
Missão e Carisma do Instituto

O Instituto das Reparadoras Missionárias da Santa Face, tem como missão especial, na Santa Igreja oferecimento que os seus membros fazem de si próprios a Deus para continuar a missão redentora de Jesus na terra e o holocausto de Nossa Senhora no Calvário. É este o nosso Carisma.

Lema

O seu Lema é: Tudo somente por Deus e para glória de Deus orando – expiando – apostolizando.

Espírito

Como o seu título indica, o espírito deste Instituto é essencialmente Reparação expiadora – Apostolado Missionário.
Este Instituto não tem obras suas, nem se prende a obra alguma, para melhor poder prestar auxílio a todas as obras e Organização Católicas, e a todas vivificar com o seu espírito de Reparação e zelo."

(Parágrafos de um texto do Instituto das Reparadoras Missionárias da Santa Face – 04.11.2008)

2 comentários:

Catequese da Estrela disse...

andava a pesquizar na net e encontrei este lindo cantinho, que fala da Fundadora das irmãs da santa face!
está belissimo!!!
Bem-haja

Alguem disse...

http://jesuseracatolico.blogspot.com/