quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SANTOS ANJOS DA GUARDA

SANTO ANJO DO SENHOR
MEU ZELOSO GUARDADOR,
POIS A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA.
HOJE E SEMPRE ME REGE, GUARDE,GOVERNE E ILUMINE.
AMÉN.
...........................
Dos Sermões de São Bernardo, abade - Sermo 12 in psalmum Qui habitat, 3.6-8: Opera omnia, Edit. Cisterc. 4 [1966] 458-462) (Sec. XII)
Guardem-te nos teus caminhos

“Deus mandou os seus Anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos”. Quanta reverência, devoção e confiança devem inspirar te estas palavras! Veneração pela presença, devoção pela benevolência, confiança pela protecção. Estão portanto presentes; e estão a teu lado, não só contigo como companhia, mas também para ti como protecção. Estão presentes para te proteger, estão presentes para te favorecer. É certo que eles estão a cumprir um mandato do Senhor, mas devemos mostrar lhes a nossa gratidão pelo grande amor com que obedecem e nos socorrem em tantas necessidades.
Sejamos pois dedicados e agradecidos a tão dignos custódios; correspondamos ao seu amor, honremo - los quanto pudermos, quanto devemos. Dirijamos, porém, todo este amor e veneração ao Senhor, de quem depende inteiramente, tanto para nós como para os Anjos, a graça de O podermos amar e venerar e o mérito para sermos amados e venerados.Portanto, irmãos, amemos n’Ele os seus Anjos como futuros herdeiros connosco e agora advogados e protectores que o Pai designou e colocou ao nosso lado. Agora já somos filhos de Deus, embora não se manifeste ainda o que havemos de ser com Ele na glória.
Mas, apesar de sermos como crianças e de nos faltar ainda um caminho tão longo e tão perigoso, que havemos de temer sob o patrocínio de tão excelsos custódios? São fiéis, prudentes, poderosos; porquê recear? Basta segui - los e acolhermo- nos a eles e habitaremos sob a protecção do Deus do Céu."

Sem comentários: