sábado, 25 de outubro de 2008

AINDA O SÍNODO SOBRE A PALAVRA



Viagem espiritual do povo de Deus,
convite do Sínodo


Apresentação do arcebispo Gianfranco Ravasi

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 24 de Outubro de 2008 (ZENIT.org).- O Sínodo sobre a Palavra de Deus, que será encerrado neste domingo, apresentou uma mensagem ao Povo de Deus na qual convida a empreender uma «viagem espiritual». A carta, redigida pelo arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, que na assembleia sinodal desempenhou o cargo de presidente da Comissão para a Mensagem, desenvolve-se «em quatro etapas», para descobrir, viver e anunciar a Palavra.

A viagem, entretecida de figuras bíblicas e literárias, começa com a primeira etapa, «A voz da Palavra: a Revelação»; apresenta depois «O rosto da Palavra: Jesus Cristo»; ilustra depois «A casa da Palavra: a Igreja»; assinala, por último, «Os caminhos da Palavra: a missão».

Os prelados, em suas notas, explicam que querem utilizar esta mensagem para escrever sua carta pastoral, para retiros a sacerdotes e para cursos de catequistas.
«É um texto com paixão, com pathos», reconheceu Dom Ravasi, justificando este estilo por seu género literário – mensagem ao povo de Deus – e porque «a aproximação da Palavra de Deus deve ser calorosa, não só exegética ou teológica» …«Como um enamorado lê uma carta de sua amada, assim tendes de ler a Escritura... A Bíblia foi escrita para mim».

Entre as citações bíblicas, a mensagem recolhe os grandes temas que foram constantemente abordados nesta assembleia e que terão um impacto directo na Igreja dos próximos anos.

«Nossa fé não tem só um livro no centro, mas uma história de salvação e, como veremos, uma pessoa, Jesus Cristo, Palavra de Deus feita carne, homem, história».

A mensagem conclui transmitindo o agradecimento do Sínodo aos «estudiosos, aos catequistas e outros servidores da Palavra de Deus», assim como aos «perseguidos ou assassinados por causa da Palavra».


(Enxerto da notícia apresentada por ZENIT)

Sem comentários: