segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PAPA LANÇA APELO



Papa lança apelo em favor dos cristãos
perseguidos na Índia e no Iraque

Pede aos governos que defendam as minorias cristãs «como uma questão de honra»

Por Inma Álvarez

CIDADE DO VATICANO, domingo, 26 de Outubro de 2008 (ZENIT.org).- O Papa, durante a oração do Ângelus hoje na Praça de São Pedro, assumiu como próprio o apelo dos patriarcas orientais, durante as reuniões sinodais, em favor dos cristãos perseguidos, especialmente no Iraque e na Índia.

O pontífice quis, assim, «chamar a atenção da comunidade internacional, dos líderes religiosos e de todos os homens e mulheres de boa vontade sobre a tragédia que está se consumando em alguns países do Oriente».

Nestes países, segundo o Papa, «os cristãos são vítimas de intolerância e de cruéis violências, assassinatos, ameaçados e forçados a abandonar suas casas e a vagar em busca de refúgio».

Bento XVI pediu aos governos responsáveis civis «que não poupem esforços para que a legalidade e a convivência civil sejam rapidamente restauradas e os cidadãos honestos e leais saibam que podem contar com uma adequada proteção por parte das instituições do Estado».

Além disso, pede aos governos e líderes religiosos do mundo inteiro que «cumpram com gestos significativos e explícitos de amizade e de consideração nos confrontos das minorias, cristãs ou de outras religiões, e façam da defesa de seus legítimos direitos uma questão de honra».

O Papa confia em que se valorize «a contribuição que as pequenas, mas operosas e qualificadas minorias cristãs dão ao crescimento da pátria comum».

Os cristãos nesses países «não exigem privilégios, mas desejam somente poder continuar vivendo em seus países e junto com os seus concidadãos, como fizeram sempre».
:::::::::::::::::::::::
Bento XVI anuncia viagem a África em Março


E a convocação de um Sínodo especial para esse continente no próximo ano


Por Inma Álvarez

CIDADE DO VATICANO, domingo, 26 de Outubro de 2008 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI anunciou hoje sua intenção de realizar uma viagem pastoral à África no próximo mês de março, assim como a convocação, para outubro de 2009, da Segunda Assembléia Especial do Sínodo para a África.

O pontífice fez este duplo anúncio tanto na Missa de encerramento do Sínodo, celebrada na Basílica de S. Pedro, como em sua tradicional intervenção durante a oração do Ângelus, com os peregrinos reunidos na praça diante da Basílica.

O Santo Padre explicou que está prevista a visita a dois países africanos: «visitando Camarões pela primeira vez, onde entregarei aos Bispos do Continente o Instrumentum laboris do Sínodo, e, depois, em Angola, por ocasião do 500° aniversário da evangelização daquele país».

Tanto em sua homilia como posteriormente, ao término da oração do Ângelus, o Para confiou à intercessão de Nossa Senhora, particularmente, as perspectivas do Sínodo da África.

Sem comentários: