domingo, 4 de janeiro de 2009

DOMINGO DA EPIFANIA



Uma Estrela

"Celebramos hoje a festa da Epifania e a conclusão do tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos, representantes das pessoas do mundo inteiro.

A palavra "Epifania" significa: Manifestação de Deus aos homens.

A Liturgia desse domingo leva-nos à manifestação de Jesus, como "Luz" que atrai a si todos os povos. Essa "Luz" se encarnou em nossa história e iluminou os caminhos dos homens com uma proposta de salvação.

A 1a Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora do Senhor, que alegrará Jerusalém e que atrairá a ela povos de todo o mundo. (Is 60,1-6)

Jesus é a Luz que vence as trevas do pecado e da opressão e que dá ao mundo um rosto mais brilhante de vida e de esperança. Hoje a Igreja é a comunidade dos que aderiram a Jesus e acolheram essa Luz.
- Em nossas comunidades brilha a luz libertadora de Jesus?

A 2ª Leitura apresenta o projeto salvador de Deus, como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos, numa mesma comunidade de irmãos, a comunidade de Jesus. (Ef 3,2-3a.5-6)

No Evangelho vemos a concretização da promessa da 1ª Leitura (Mt 2,1-12)

Os MAGOS, representantes de todos os povos da terra, vão ao encontro de Jesus, o aceitam como "Salvação de Deus" e o adoram. A Salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.

- A narrativa, exclusiva de S. Mateus, tornou-se muito conhecida e popular...
No entanto, não estamos diante de uma reportagem jornalística que faz a cobertura oficial de três chefes de estado a outro país.
Estamos diante de uma CATEQUESE sobre Jesus, destinada a apresentar Jesus como Salvador de todos os homens.

- A Estrela, inventada por São Mateus, não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus. Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas, que ilumina todos os povos e nações.

- Os Magos representam todos os homens que vão ao encontro de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor.

- Intenção de Mateus era apresentar Jesus como o Messias, o novo Moisés...
o ungido de Deus, recusado pelos judeus e aceito pelos pagãos que formarão o novo Israel, o novo povo de Deus: a Igreja."

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 04.01.2009


CONTINUAÇÃO DE UM ALEGRE DIA DE REIS!

Sem comentários: