HOJE FESTEJAMOS O BAPTISMO DO SENHOR
“Depois das festas de Natal, a Liturgia nos apresenta o início da atividade pública de Jesus.
As Leituras falam de um Plano salvador de Deus:
A 1ª Leitura - Is 42,1-4.6-7 - anuncia um misterioso "Servo", escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim…Investido do Espírito de Deus, ele concretizará essa missão.
Essa figura misteriosa do "Servo" evidencia a figura de Jesus…
Ele é esse "eleito de Deus", que recebeu a plenitude do Espírito, que veio ao encontro dos homens com a missão de trazer a justiça e a paz, que sofreu e morreu para ser fiel a essa missão que o Pai lhe confiou.
A 2ª Leitura - At 10,34-38 - São Pedro resume a ação messiânica de Cristo e acrescenta que tudo começou na Galiléia, quando João batizava no Jordão.
É uma catequese como os discípulos continuaram o Plano salvador do Pai e o levaram a todos os homens.
Convocado pelo Espírito, Pedro entra em casa de Cornélio, expõe uma breve síntese da vida de Jesus e batiza ele e toda a sua família.
É o primeiro pagão a ser admitido ao cristianismo por um dos Doze: significa que a vida nova que nasce de Jesus se destina a todos os homens
O Evangelho – Mc 1,7-11- apresenta a concretização da promessa profética, no Batismo de Jesus no Rio Jordão. “
Evangelho segundo S. Marcos
E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu baptizei-vos em água, mas Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo.» Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no Jordão. Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado.»
Palavra da Salvação.
(Adaptado de: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 11.01.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário