quarta-feira, 31 de março de 2010

O CAMINHO DO AMOR - 12


    VIA-SACRA




DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO




Jesus morre na cruz




P/ Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus

T/ Porque com a vossa Cruz remistes o mundo.







E à hora noa Jesus exclamou em alta voz: “”Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?Um correu a embeber uma esponja em vinagre e deu-Lhe . Mas soltando um grande brado, Jesus expirou.Mc 15, 34. 36-37




Meditação



Antes de morrer, Jesus clamou: “Tenho sede”. Sede mística de amor, de amizade, de companhia, de homens e mulheres mais fiéis, mais amigos; sede de todos os que andam em pecado, dos que morrem sem amor e sem graça... Tem sede de cada um de nós.

O grito de abandono é a palavra que expressa o abismo da dor, do desamparo que Jesus sente e sofre, para estabelecer a unidade com o Pai de toda a humanidade. O abismo que existia, devido ao pecado, precisava de ser remido. Agora a humanidade já pode viver a comunhão, a redenção, a vida de Deus.

A morte, como prova máxima do amor, é a maior revelação do Pai, do amor trinitário. Ao morrer por nós, Jesus revela que Deus não é outra coisa senão amor. É diante d`Ele morto que experimentamos o amor louco e apaixonado de Deus por cada um de nós. Cada um de nós pode dizer: morreu por mim, por meu amor.



Oração


Senhor jesus, que continuas a clamar: tenho sede,

ensina-nos a amar-Te e fazer-Te amar,

a retribuir o teu amor, a conquistar pessoas,

que Te amem mais, que Te amem sem medida.


Queremos ser vossos, Senhor.


Senhor Jesus, no teu grito de abandono,

faz-nos perceber a loucura do teu amor,

dá-nos a graça de assumir as nossas dores,

os nossos estados de abandono, de desamparo.


Queremos ser vossos, Senhor.


Senhor Jesus, morto por amor,

abençoa todos os moribundos,

ajuda a morrer em Ti e Contigo,

todos os homens e mulheres.


Queremos ser vossos, Senhor.



Todos: Pai Nosso...




(Autor: Pe Dário Pedroso. S.J.)



Sem comentários: