“A liturgia de Quinta-Feira Santa é riquíssima de conteúdo. É o dia grande da instituição da Sagrada Eucaristia, dom do Céu para os homens; o dia da instituição do sacerdócio, nova prenda divina que assegura a presença real e actual do Sacrifício do Calvário em todos os tempos e lugares, tornando possível que nos apropriemos dos seus frutos.
Jesus oferece a sua vida pelos homens. Tão grande é o seu amor, que na sua Sabedoria infinita encontrou o modo de ir e de ficar, ao mesmo tempo. Fica Ele mesmo. Embora vá para o Pai, permanece entre os homens. Sob as espécies do pão e do vinho está Ele, realmente presente, com o seu Corpo, o seu Sangue, a alma e a sua Divindade.”
É o momento de pensarmos
como corresponder a tanto Amor?
Participando na Eucaristia, onde se faz presente o Mistério da Salvação.
E na Eucaristia de hoje, segundo o Evangelho de S. João, Jesus lava os pés aos seus Apóstolos – tarefa própria dos criados – para dar o exemplo de humildade e serviço, de purificação e preparação para o Banquete.
É o Lava-pés que todas as crianças gostam de presenciar bem de perto.
Que todos nós saibamos transmitir-lhes estes ensinamentos e verdades, através do nosso testemunho e exemplo.
Comemoramos também a instituição do Sacerdócio. Somos povo santo, povo sacerdotal a quem Jesus envia a evangelizar, na unidade com o nosso Pastor na Terra, o Papa coadjuvado com os Bispos.
QUE SEJAS MAIS UM (UMA)
NO CENÁCULO COM JESUS.
Sem comentários:
Enviar um comentário