Os discípulos foram instruídos por Jesus, durante cerca de três anos: conviveram com Ele, viram os seus prodígios, escutaram as catequeses, foram chamados à atenção quando pensavam ou faziam coisas menos correctas, comeram com Ele, viveram como Jesus vivia. Tudo lhes foi transmitido por Jesus, inclusivamente, que iria sofrer, morrer e ao terceiro dia ressuscitar.
Mas quando chegou ao momento crucial,
acreditaram na Palavra de Jesus?
Os discípulos não se achavam preparados para a revelação pascal, apesar dos ensinamentos de Jesus. Depois da Paixão do Senhor, fecharam-se em casa cheios de medo. Não estavam alegres aguardando a Ressurreição de Jesus, tal como Ele prometera que iria acontecer.
Por isso, quando as mulheres se depararam com o túmulo vazio, lê-se as expressões: perplexas, medo, lembraram-se do que dissera Jesus quando anunciou a sua Paixão … . Em Mateus diz-se: ficaram com “medo e alegria”- sente alegria quem crê.
Quanto aos discípulos, perante a narração das Mulheres, não creram no que escutaram. Pedro e outro apóstolo, foram ao sepulcro e só depois de o verem vazio e apenas os lençóis, acreditaram.
E nós, que fazemos parte dos discípulos de Jesus, cremos:
Como as Mulheres?
Ou
Como os discípulos?
Sem comentários:
Enviar um comentário