terça-feira, 13 de abril de 2010

A Primeira comunidade cristã



O Livro dos Actos dos Apóstolos - 4,32-37 - fala-nos hoje, de como viviam os Apóstolos que formaram a primeira comunidade, a Igreja:.


A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma. Ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas entre eles tudo era comum. Com grande poder, os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e uma grande graça operava em todos eles. Entre eles não havia ninguém necessitado, pois todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, traziam o produto da venda e depositavam-no aos pés dos Apóstolos. Distribuía-se, então, a cada um conforme a necessidade que tivesse.


Quando um grupo de irmãos se reúne, livremente em resposta ao convite do Senhor, apenas impelidos pelo Espírito Santo e se entregam à vontade Daquele que os reuniu, recebem graças incalculáveis.


A nossa Comunidade de Angra, agora recém-nascida, quer caminhar tendo como modelo a primeira comunidade dos apóstolos.

Assim, também nos reunimos para a oração, a celebração da Palavra e a celebração da Eucaristia – que nos Act se chama, Fracção do Pão.


O coração de cada um de nós– ainda muito envolvido em trevas – quer deixar esta escuridão e escravidão e libertar-se e receber a Luz do Senhor Ressuscitado. Queremos viver nas nossas vidas a Ressurreição de Jesus, queremos dar testemunho desta Boa Notícia a todos os que nos rodeiam. Por isso, tal como os Apóstolos, vamos ter de sofrer, perseverar e nos ajudarmos uns aos outros, através da amizade, do amor, da tolerância, da humildade e do serviço...

Fortalecidos pela Fé, que nos é transmitida pela Palavra e pela Eucaristia, a nossa Comunidade será a coluna que falta ao tripé.



FELIZ E SANTA CINQUENTENA PASCAL



Sem comentários: