sábado, 19 de janeiro de 2013

ESTE PÃO, VAI SER CORPO DE CRISTO




Hoje, na parte sul desta Ilha o sol nasceu e brilhou bem cedinho.

Fui para a cozinha fazer preparativos especiais, para uma tarefa especial: vou ensinar um irmão da minha Comunidade a amassar o pão ázimo que será mais logo consagrado na nossa Celebração da Eucaristia.

Trocámos vivências sobre a importância do momento porque íamos confeccionar o que será Corpo de Cristo; sentíamo-nos muito pequenos ao pensarmos como o Senhor se humilha ao ponto de se “deixar fazer” por mãos desajeitadas e pecadoras; de facto, não somos dignos de tal tarefa!

Iniciámos com uma oração, assumindo a nossa debilidade “Na inocência lavo as minhas mãos para rodear o teu altar, Iahweh, proclamando a ação de graças...” e pedindo “resgata-me, tem piedade de mim...!”

Quando se amassa o pão, tem que se bater a massa com vigor, porque só assim é que ele chega ao ponto final. Surgiu-nos naturalmente a “imagem” do Servo de Iahweh que “... não tinha beleza, foi maltratado, humilhou-se...” e foi glorificado pelo Pai.
Este pão ázimo foi massacrado! Será o Corpo de Cristo que flagelado, morto e sepultado, ressuscitou para nos dar Vida Eterna.

Este pão, comungado na Eucaristia, será Vida Eterna para quem o comer!


PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: