Segunda-feira da 3ª semana
do Tempo Comum
O Seminário
de Angra festeja o seu Patrono:
NOTA
INTRODUTÓRIA
Neste dia lembramos uma das
maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos,
Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração
perguntou: "Quem é Deus?".
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezanove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.
Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.
Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezanove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.
Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.
Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!
(CançãoNova)
LITURGIA
DA PALAVRA
Carta
aos Hebreus 9,15.24-28.
Cristo
é mediador de uma nova aliança, para que, intervindo a sua morte
para a remissão das transgressões cometidas durante a primeira aliança, os que
são chamados recebam a herança eterna prometida.
Na realidade, Cristo não
entrou num santuário feito por mão humana, figura do verdadeiro santuário, mas
entrou no próprio céu, para se apresentar agora diante de Deus em nosso favor.
E nem entrou para se oferecer a si mesmo muitas vezes, tal como o Sumo
Sacerdote, que entra cada ano no santuário com sangue alheio;
nesse caso,
deveria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo. Agora, porém, na
plenitude dos tempos, apareceu uma só vez para destruir o pecado pelo
sacrifício de si mesmo.
E, assim como está determinado que os homens morram
uma só vez e depois tenha lugar o julgamento,
assim também Cristo, que se
ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez,
não já por causa do pecado, mas para dar a salvação àqueles que o esperam.
Livro
de Salmos 98(97),1.2-3ab.3cd-4.5-6.
Cantai ao
Senhor um cântico novo porque Ele fez maravilhas.
Cantai ao Senhor um
cântico novo,
pelas maravilhas que Ele operou
A sua mão e o seu
santo braço
Lhe deram a vitória.
O Senhor me deu a conhecer a
salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua
bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.
Os confins da terra puderam
ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai a Deus, terra inteira,
exultai de
alegria e cantai.
Cantai ao senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da
lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso rei.
Evangelho
segundo S. Marcos 3,22-30.
Naquele
tempo, os doutores da Lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: «Ele tem
Belzebu!» E ainda: «É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios.»
Então,
Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás?
Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode perdurar;
e se uma
família se dividir contra si mesma, essa família não pode subsistir.
Se,
portanto, Satanás se levanta contra si próprio, está dividido e não poderá
subsistir; é o seu fim.
Ninguém consegue entrar em casa de um homem forte e
roubar-lhe os bens sem primeiro o amarrar; só depois poderá saquear-lhe a casa.
Em verdade vos digo: todos os pecados e todas as blasfémias que proferirem os
filhos dos homens, tudo lhes será perdoado;
mas, quem blasfemar contra o
Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.»
Disse-lhes
isto porque eles afirmavam: «Tem um espírito maligno.»
……………..
Comentário
ao Evangelho do dia
feito por : Beato João Paulo II (1920-2005), papa
Encíclica
«Dominum et vivificantem», § 46 (trad. © Libreria Editrice Vaticana, rev.)
O pecado contra o Espírito Santo
Por que
razão é a blasfémia contra o Espírito Santo imperdoável? Em que sentido devemos
entender esta blasfémia? São Tomás de Aquino responde que se trata de um pecado
«imperdoável por sua própria natureza, porque exclui aqueles elementos graças
aos quais é concedida a remissão dos pecados». De acordo com esta exegese, a
blasfémia não consiste propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras;
consiste antes na recusa de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem,
mediante o mesmo Espírito Santo, que age em virtude do sacrifício da Cruz. Se o
homem rejeita deixar-se «convencer quanto ao pecado», convicção que provém do Espírito
Santo (Jo 16,8) e tem carácter salvífico, rejeita simultaneamente a «vinda» do
Consolador (Jo 16,7), aquela «vinda» que se efectuou no mistério da Páscoa, em
união com o poder redentor do Sangue de Cristo: o Sangue que «purifica a
consciência das obras mortas» (Heb 9,14).
Sabemos
que o fruto desta purificação é a remissão dos pecados. Por conseguinte, quem
rejeita o Espírito e o Sangue (1Jo 5,8) permanece nas «obras mortas», no
pecado. E a blasfémia contra o Espírito Santo consiste exactamente na recusa
radical de aceitar esta remissão, de que Ele é o dispensador íntimo e que
pressupõe a conversão verdadeira, por Ele operada na consciência. Se Jesus diz
que o pecado contra o Espírito Santo não pode ser perdoado nem nesta vida nem
na futura, é porque esta «não-remissão» está ligada, como à sua causa, à
«não-penitência», isto é, à recusa radical a converter-se. [...]
A
blasfémia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que
reivindica o seu pretenso «direito» de perseverar no mal — seja ele qual for —
e recusa por isso mesmo a redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando
impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a
remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua
vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfémia contra o Espírito
Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou.
(EvangelhoQuotidiano)
Sem comentários:
Enviar um comentário