quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mais uma manhã de praia.





Hoje, a manhã estava radiosa, cheia de sol, só que de vez em quando passava uma minúscula nuvem escura da qual caiam uns pingos de chuvisco. De resto a brisa até que sabia bem... , mas a água, de um azul forte estava fria demais para o meu gosto.

Estreei uma cadeirinha de praia muito cómoda e leve de transportar; sentada, dava para contemplar tudo o que se passava nesta praia. E olha que deu para, no espaço de pouco mais de uma hora apreciar muitas vivências!

Aqui, fala-se muito alto; então dá para ouvir o que se passa até à orla marítima. Por isso partilho alguma coisa que ouvi:

Uma mãe muito nova comenta com outra que trouxe tudo para o seu bebé: lenços húmidos, fralda, creme, toalha... oh! só lhe faltava uma coisa: água!!!

Uma avó chega à praia com o netinho de sete meses e começa a despi-lo até ficar nu. Pega-lhe ao colo, leva-o para o mar e chapa-lhe com aquela água fria para cima do corpo. A criança reage com uma choradeira ensurdecedora. A avó admira-se da reação e comenta com a amiga que não compreende por que ele fez isso... Ao chegar ao guarda-sol, embrulhou-o numa toalha e ele calou-se de imediato!!!

Chegou uma família jovem: pai, mãe e filho de cerca de nove anos. Bem dispostos com as mãos a abanar, porque a mãe vinha derreada com um saco de pano às costas, com três enormes toalhas, óculos para o mar, merenda...

Contenda entre irmãos por causa das toalhas, das sandes... Gritam, barafustam e “ninguém” lhes acode!

Ao longe, dentro da água ouvi risos e chilreios de um bebé com o seu fatinho de banho, que se deleitava com a sua mãe a chapinhar na água. Foi muito bonito ver a alegria daqueles dois.

Também lá estava o grupo de um “colégio” talvez de “tempos livres” acompanhados por umas meninas. É impressionante ver a exibição do falar alto cheio de prepotência, de autoritarismo! a falta de carinho como tratavam aquelas crianças! até uma chegou a apertar o braço a um rapaz.

Só estou a narrar, não a comentar ou a fazer juízos. Esta é a rotina. Esta foi mais uma manhã de praia.



TEM UM BOM DIA


Sem comentários: