sexta-feira, 12 de julho de 2013

JULHO EM FESTA



Este mês de Julho está a ser muito especial - nomeadamente nas Ilhas de S. Miguel, S. Jorge e Faial -, por causa da celebração das "missas novas" dos quatro presbíteros acabados de ordenar. Cada um prepara a sua semana "maior", anterior à festa, com realizações de caracter espiritual, de entretenimento e preparação da "boda". Acolhem-se e alojam-se os convidados e ultimam- se os últimos preparativos.

Já aconteceram dois eventos na Ilha de S. Miguel, o próximo será o da Ilha de S. Jorge.

Toda esta festa que envolve cada evento, Tem a sua origem na escolha e no chamamento que Cristo faz a cada um, iniciado no Baptismo da Água e do Espírito deixado à Sua Igreja e continuado pelos apóstolos até aos dias de hoje.

Todos eles, cobertos pela "capa de Elias" foram ungidos, confessando agora públicamente, a sua adesão e disponibilidade para o encontro definitivo e gratuito com o Senhor da VIDA.

A 1Pe 5,1-11 em meu entender é mais uma ajuda, neste início de caminhada.

...........


Da Primeira Carta de São Pedro    5,1-11


Deveres dos pastores e dos fiéis


"1 Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

 5Igualmente vós, jovens, sede submissos aos mais velhos. Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.

6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora.

10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém."


PASSA UM BOM DIA



Sem comentários: