quinta-feira, 18 de julho de 2013

SEDE GUARDIÕES DOS DONS DE DEUS


Esta semana tem sido de muita  expectativa porque aguardávamos resultados de exames médicos e realização da respectiva intervenção e por outro lado a ansiedade provocada pelo calendário do evento a realizar na freguesia dos Cedros - Ilha do Faial - que é a Eucaristia de Acção de Graças do Presbítero da nossa Comunidade de Angra, Francisco Rodrigues no próximo dia 21. 
 A primeira parte teve um final de misericórdia do Senhor. Quanto à segunda não estarei presente fisicamente, mas estarei lá sem dúvida.
Com todas estas vicissitudes , acrescidas de calor intenso, o que acarreta um grande desgaste, sempre procurei o Senhor e Ele me aliviou, porque é Ele quem leva a minha cruz. Foi o Senhor que cuidou de nós durante esta provação e nos deu o discernimento para a aceitarmos e a agradecermos.
Amigo Francisco, quando estiveres desanimado e triste, grita ao Senhor, que Ele te aliviará. Pede-lhe tudo, porque nada temos. Os dons, Ele dá a quem os pede. É o que nos diz o Evangelho segundo Mateus:

"Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. 
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. 
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»  (Mt 11,28-30)


!!!!!!!!!!!!

Comentário do dia: Papa Francisco - Homilia de 19/03/2013, Missa de inauguração do pontificado (trad. © Libreria Editrice Vaticana). 

«Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração.»

Queridos Irmãos e Irmãs […], o centro da vocação cristã é Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação! Entretanto, a vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e de cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiões dos pais. É viver com sinceridade as amizades […]. Fundamentalmente tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus! […]Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito económico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos «guardiões» da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para «guardar», devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo da bondade, nem mesmo da ternura!

(Evangelho e Comentário de: EVANGELHO QUOTIDIANO)

Sem comentários: