terça-feira, 18 de novembro de 2014

Os nossos filhos




É verdade, queridos amigos: a educação dos nossos filhos está a tornar-se um problema para muitos pais.
Há alguns anos atrás, vivíamos com dificuldades de toda a ordem, começando pela económico-financeira, passando pela saúde e educação. Vivíamos resignados, porque não tínhamos outro conhecimento que não o de viver a passar os dias.

As condições materiais modificaram-se, abrindo os “cordões à bolsa” de quase todos, os quais quiseram dar uma “vida melhor” aos filhos o que representou, dar-lhes tudo: o que se tinha e o que não se tinha. Habituaram-nos a ter e a gastar o que não possuíam.

Talvez agora se aprenda a dividir um chocolate por cinco ou seis. Talvez agora entendam que recorrem aos avós reformados e pobres para poderem comer pelo menos uma refeição e que a outra terá de ser feita na cantina da escola. Talvez agora saibam valorizar a sua família, a solidariedade, os afectos.

Talvez agora, os pais assumam alguns erros e se consciencializem de que respeito, verdade, justiça, amor, são valores indispensáveis à vida humana, tal como o “pão para a boca”. Talvez os pais pensem! pensem que a vida pode ser outra coisa e abram o seu ouvido em outra direção, onde se fala de vida nova, de esperança, do amor de Deus, do amor fraterno ...

Põe-te à escuta e quando Deus te chamar, segue-o e leva contigo a tua família. Não arranjes desculpas para adiar esse encontro que vai ser muito importante; quem sabe: único!


PASSA BEM


Sem comentários: