segunda-feira, 16 de março de 2015

Das trevas à luz




Neste Tempo da Quaresma, sugiro-te que faças a seguinte experiência: prepara um quarto da tua casa, fechando todas as portas e janelas ou seja, todas as entradas de luz  de forma a que o quarto fique todo às escuras. Ficas então no quarto em total escuridão, durante uns 4 a 5 minutos, de olhos bem abertos.
Durantes este tempo vás constatar que, mesmo de olhos abertos, não vês nada. Porquê? Porque não há luz!

De facto, vivemos cheios de tantas coisas da vida real, que as mesmas se tornam obstáculo a que vejamos para além delas. Andamos cegos para a natureza, para a família, para aqueles que vivem à nossa volta, para os que não gostamos, para os que gostam de nós e para Aquele que tudo criou e que nos Ama tal qual somos. Por isso, nestes momentos podemos aproveitar para dialogar com Deus e dizer-lhe verdadeiramente, o que se está a passar dentro de nós: Senhor, eu não vejo nada porque estou ocupada com o dinheiro, com a doença, com a carreira profissional, com a vida social ... Mas, Senhor, eu quero ver-Te.

Ao fim destes minutos, acendes uma velinha e começas a enxergar à tua volta e vês mais e melhor o que te rodeia! Esta experiencia leva-te a compreender que esta “luz” é um sinal profético, porque Cristo Jesus é nossa Luz e Salvação.
Então, se queres passar da escuridão à luz, faz como o cego de Jericó - Lc 18,35-43 - que ao saber que Jesus passava perto dele começou a gritar “Senhor, fazei que eu veja”, eu quero ver Jesus. Jesus curou-o.

Se fores à próxima Vigília Pascal, poderás vivenciar  connosco este rito.


PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: