quarta-feira, 18 de março de 2015

São José, o protetor das famílias, será celebrado nesta quinta-feira





Rio de Janeiro, 18 Mar. 15 / 08:00 am (ACI).- Amanhã, dia 19 de março, a Igreja celebra a Solenidade de São José, pai adotivo de Jesus. O servo que, sendo escolhido por Deus para cuidar de Jesus e Maria, se tornou o protetor de todas as famílias. A comemoração do patrono da Igreja também recorda o dia da “solene inauguração” do pontificado do Papa Francisco, em 2013, celebrada na Praça de São Pedro.
Em todo o mundo, milhares de Igrejas e Cidades que tem São José como padroeiro vão festejar este grande santo da Igreja que, como ensinou o Papa Paulo VI, "é a prova de que para ser bom e autêntico seguidor de Cristo não é necessário ‘grandes coisas’, mas somente virtudes comuns, humanas, simples e autênticas".
“O ser guardião é a característica de José: é a sua grande missão, ser guardião. Olhemos para São José como o modelo de educador, que protege e acompanha Jesus em seu caminho de crescimento “em sabedoria, idade e graça”, disse o Papa Francisco, no ano passado, na celebração desta solenidade.
As Escrituras se referem a São José como um homem “justo" que, descobrindo a gravidez de Maria e “não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente" (Mt 1, 19). Os primeiros Padres da Igreja consideram que José pensou em deixar Maria não por desconfiança, mas porque sabia que se tinha operado nela um grande mistério e se considerava indigno de viver em sua companhia. Para confirmar o chamado, recebeu a visita de um anjo: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo" (Mt 1, 20).
No casamento de São José e Santa Maria é possível ver o matrimônio como uma aliança essencialmente espiritual. Neste ano, em que a Igreja vai refletir sobre a importância da família, durante o Sínodo, no mês de outubro, os fiéis são chamados a buscar em São José um modelo de obediência e fidelidade a Deus e ao cônjuge. 
Cláudia Brito de Albuquerque e Sá
(acidigital) 

Sem comentários: