quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Homilia da manhã do papa: você não pode ter um coração fechado se quiser compreender Jesus
Insta os fiéis a examinar: "Como é a minha fé em Cristo?"

Para entender Jesus, não podemos ter corações fechados, mas precisamos aqueles que são corajosos e de frente para a frente.
O Papa Francis enfatizou isso durante sua missa diária na Casa Santa Marta, enquanto pedia aos que se reunissem para se pedirem para considerar sua própria fé em Cristo, informou Radio Vaticano.
"Como é minha fé em Jesus Cristo?", Exortou-os a refletir, enquanto refletia sobre as leituras de hoje.
Recordando o Evangelho de hoje de São Marcos, que relatou a milagrosa cura de um paralítico em Cafarnaum, Francis enfatizou que "ninguém pode comprar fé", pois é "um presente que muda nossa vida".
Deve abrir nossos corações
Para entender realmente Jesus, ele ressaltou, não podemos ter um "coração fechado", e sim, precisamos seguir o caminho do perdão e da humilhação.
Para ilustrar o que significa realmente ter fé, o Papa dirigiu-se ao povo de Cafarnaum, que estava pronto para fazer qualquer coisa para se aproximar de Jesus, assumindo todos os riscos que pudessem ter acontecido. Tão confiante de que eles estavam nele e Sua cura, eles estavam superlotados e cercaram a casa onde o Senhor iria curar. Ele também lembrou que o telhado tinha que ser aberto para que o paralítico fosse abaixado para o lar.
Necessidade de Corajosos, Corações de futuro
"Eles tinham fé", exclamou o Papa, "a mesma fé que aquela senhora que, também em uma multidão, conseguiu tocar a bainha do manto de Jesus, o manto de Jesus, quando Ele estava indo para a casa de Jairus, que ela também pode ser curado. "Ele observou que esta era a mesma fé do centurião, que desejava que seu servo fosse curado.
"Forte fé, corajosa e orientada para o futuro", disse o Santo Padre, "corações para a fé".
Corações fechados não conseguem entender Jesus
Na história do paralítico, o Papa jesuíta disse: "Jesus vai um passo adiante", não apenas de cura, mas de perdoar.
"Havia aqueles que tinham seus corações fechados, mas aceitaram - até certo ponto - que Jesus era um curandeiro - mas os pecados perdoantes são fortes! Este homem está no topo! Ele não tem o direito de dizer isso, porque só Deus pode perdoar os pecados ".
Somente Jesus sabia o que estavam pensando, o Papa refletiu e disse: "Eu sou Deus"? - Não, ele não disse isso. [Ele disse:] Por que você está pensando nessas coisas? Porque você sabe que o Filho do Homem tem o poder - isso é o que o torna especial [Ele. è il passo avanti ] - perdoar os pecados: "Levante-se, pegue seu tapete e fique curado".
O Santo Padre observou que aqui "Jesus começa a falar a linguagem que em algum momento desencorajará as pessoas, alguns dos discípulos que o seguiram - pois é difícil esta linguagem quando fala de comer seu corpo como meio de salvação".
Toda dúvida: mas você é um discípulo que permanece ou se afasta?
Ele exortou os que se reuniram a refletir se Jesus realmente mudou suas vidas.
Quando Jesus aparece com um poder maior do que o de um homem: "Para dar esse perdão, dar vida, recriar a humanidade, até os discípulos duvidam, e [alguns deles] vão embora". Jesus perguntou a um grupo pequeno: Você também quer ir embora? '"
"Fé em Jesus Cristo: como é minha fé em Jesus Cristo? Creio que Jesus Cristo é Deus, o Filho de Deus? E essa fé tem mudado a vida? Minha fé faz com que este ano de graça comece no meu coração, este ano de perdão, este ano de crescer em proximidade com o Senhor? "
Ninguém merece fé
A fé é um presente, ressaltou o Papa, observando que ninguém "merece" a fé nem pode comprá-la. Portanto, devemos sempre ser humildes, nos arrependermos e orar: "Perdoe-me, Senhor. Você é Deus. Você pode "perdoar meus pecados".
O Pontífice orou para que o Senhor "nos faça crescer na fé".
O povo, ele observou, "procurou Jesus para que o ouvissem, porque falou" com autoridade, não como falam os escribas ".
Além disso, ele acrescentou, eles o seguiram porque curou as pessoas, porque ele fez milagres - mas, no final, "essas pessoas, depois de verem isso, foram embora e ficaram maravilhadas e glorificaram a Deus".
Elogio
"Louvado: a prova de que eu acredito que Jesus Cristo é Deus na minha vida, que Ele me foi enviado para" me perdoar ", é louvor; se eu tiver a capacidade de louvar a Deus. Louve o Senhor. Isso é gratuito - o louvor é  gratuito ".
Ele observou que o Espírito Santo nos dá esse sentimento e habilidade para expressar isso, trazendo-nos para dizer: "Você é o único Deus".
O Pontífice concluiu pedindo que o Senhor "nos faça crescer em nossa fé em Jesus Cristo, Deus, que nos perdoa, que nos dá um ano de graça - e essa fé nos leva a louvar".


(zenit.org)

Sem comentários: