Foi assim a notícia saída no Jornal “A UNIÃO”
Em 30 de Maio de 1959
Em 30 de Maio de 1959
“Amanhã pelas 16 h. S. Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Manuel Afonso de Carvalho benzerá solenemente as obras do Lar de Santa Maria Goretti.
Estarão presentes o Governador do Distrito, sr dr. Theotónio Machado Pires e demais autoridades religiosas, civis e militares, convidadas para a solene cerimónia, como este jornal já noticiou, e expressamente vinda do Continente, assistirá a Madre Provincial da Congregação do Bom Pastor, em Portugal e a Madre Superiora do Instituto de Ponta Delgada da mesma Congregação.
Após a Bênção, o público poderá visitar as referidas obras.”
............
Ao publicar esta nota informativa, quero dar o meu testemunho de gratidão à Congregação do Bom Pastor, pela Missão que a Fundadora, Santa Maria Eufrásia, se propôs realizar a bem das raparigas desprotegidas: apoio psico-socio-familiar e religioso a adolescente do sexo feminino, provenientes de meio socialmente desajustado.
A difícil, árdua tarefa das educadoras e outros técnicos que desenvolvem acção neste processo educativo, não tem pagamento monetário que satisfaça, pois a disponibilidade tem de ser total; é sim uma vocação!
O meu primeiro emprego foi no Bom Pastor de Coimbra – Casa de Formação Cristã da Rainha Santa – por isso sei do que estou a falar.
Hoje em dia, tudo se contesta ao nível da formação destes adolescentes. Numa sociedade descristianizada, a tender para o paganismo, a Ilha Terceira moveu guerra contra a Instituição, atribuindo “crimes” às Religiosas que, por falta de provas, foram absolvidas. Porém, ainda aguardo, da parte das autoridades que mandaram encerrar o Lar de Santa Maria Goretti, um pedido público de desculpas às referidas Educadoras Religiosas.
O resultado do encerramento do Lar, em relação às residentes, é de todos nós por demais conhecido, mas isso pouco interessou a quem governa.
É uma pena que tudo isto se passe, sem que possamos fazer nada!
TEM UM BOM DIA!
Sem comentários:
Enviar um comentário