quarta-feira, 24 de junho de 2009

Solenidade do Nascimento de S. João Baptista




FESTA DE SÃO JOÃO, O BAPTISTA


Comentário às Leituras

São João Baptista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se "Baptista" pelo facto de ser um "baptizado" (cf. Lucas 3,3). João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias. É João Baptista que aponta a Jesus, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim" (João 1,29ss.). De si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor ..." (João 1,22ss.).
São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Baptista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens. A Igreja celebra-o desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24 de Junho) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras e quermesses fazem da sua festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.

Quem virá a ser este menino?

Embora fossem os pais que desejaram e pediram este filho, foi o Senhor que o escolheu e marcou, ainda antes de nascer, para a missão que o esperava na vida (Evangelho). Também a Isaías, ao dar-se conta da missão a que era chamado na vida, o Senhor lhe revelou que o marcara antes de nascer (1ª leitura). E também a nós, antes de nascermos, nos marcou o Senhor para estes tempos cristãos, diz S. Pedro (2ª leitura).
Deus não chama ninguém à vida sem uma missão que lhe dê sentido e os dotes e graças que para isso precisa. Importa é dar-se conta dela, ser-lhe fiel e «pôr no Senhor a nossa esperança» para a cumprir (Salmo).

(solenidades. blogs)

Liturgia da Palavra

1ª Leitura: Is 49, 1-6 - «Farei de ti a luz das nações»
Salmo 138, 1-3.13-15 - “Eu Vos dou graças, Senhor, porque maravilhosamente me criastes.”
2ª Leitura: Actos 13, 22-26 - «João tinha proclamado, antes da vinda de Cristo...»
Aleluia: Lc 1, 76 “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, irás à frente do Senhor a preparar os seus caminhos.”
EVANGELHO Lc 1, 57-66.80


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho.
Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela.
Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: «Não, Ele vai chamar-se João».
Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome».
Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João».
Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus.
Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos.
Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam:
«Quem virá a ser este menino?».
Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se.
E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.”

Palavra da Salvação


TEM UM BOM DIA, SIMPLES E ALEGRE.


Sem comentários: