quinta-feira, 17 de setembro de 2009

NOTÍCIAS




REUNIÃO DO PAPA
COM TODOS OS PATRIARCAS
DE RITO ORIENTAL



Pela primeira vez na história da Igreja, o Santo Padre vai reunir-se, com os cinco Patriarcas Católicos de Rito Oriental (das igrejas maronita, melquita, síria, arménia e caldeia), ao mesmo tempo, no dia 19 deste mês. É um encontro muito importante para o futuro das relações entre todos nós e para a imagem pública de Igreja de Jesus Cristo.

Rezemos por este encontro.


...........

Colóquios entre Vaticano e lefebvrianos prosseguem em Outubro
Caminho para a comunhão não será feito a qualquer preço


Na segunda metade de Outubro serão realizados colóquios entre a Santa Sé e a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, fundada pelo arcebispo Marcel Lefebvre, informou o porta-voz do Vaticano.

O Pe. Federico Lombardi confirmou, além disso, os nomes dos três especialistas que participarão nos encontros em representação do Vaticano. Trata-se do dominicano suíço Carles Morerod, secretário da Comissão Teológica Internacional; do jesuíta alemão Karl Josef Becker e do vigário-geral do Opus Dei, o prelado espanhol Fernando Ocariz Brana.

.......


Porto celebrou Dia Diocesano do Doente
D. Manuel Clemente quis uniformizar celebração regional

A diocese do Porto celebrou esta Terça-feira o primeiro Dia Diocesano do Doente. Uma celebração já vivida a nível regional mas que o bispo do Porto, D. Manuel Clemente, quis consagrar e uniformizar.

Esta iniciativa é da responsabilidade do Movimento Mensagem de Fátima (MMF), que incide o seu trabalho na promoção da pastoral da oração, no apoio aos peregrinos, doentes e deficientes.

..........


UCP oferece Síntese Catequética Avançada pela Internet


Estão a decorrer até 21 de Setembro de 2009 as inscrições para o curso "Síntese Catequética Avançada", da UCP, que terá uma nova edição, a partir de Outubro. A iniciativa assume-se como uma “introdução aprofundada ao Cristianismo”.

Trata-se de um curso de síntese sobre a doutrina contida no Catecismo da Igreja Católica, de iniciação à Bíblia e de leitura das etapas principais da História da Igreja, de modo a transmitir um sentido do desenvolvimento teológico das doutrinas e do contexto histórico e eclesial da sua formulação, assegurar um conhecimento mínimo da Bíblia e estimular o aluno a descobrir os ecos deste património doutrinal na arte, na cultura e na apreciação crítica da vida social. São várias sessões temáticas que vão desde de Outubro de 2009 a Julho de 2010.

........


Segundo volume da obra de Joseph Ratzinger sobre São Boaventura


Foi publicado o segundo volume da obra em que Joseph Ratzinger estuda a teologia de São Boaventura, um dos mestres centrais da sua vida.

O místico Boaventura da Fidanza nasceu em Bagnoregio, no ano de 1218. Foi bispo de Albano, Cardeal, Doutor da Igreja e Superior Geral da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Conhecido como “Doutor Seráfico”, morreu em 1274.

.......

Venezuela: Igreja denuncia escalada de medidas de coacção

Tribunais ordenam detenção de quem participa nos protestos anti-governamentais

A Conferência Episcopal da Venezuela (CEV) denunciou que estão a ser constituídos processos penais contra pessoas que exercem direitos garantidos pela Constituição, como a faculdade de se reunirem e expressarem livremente o seu pensamento.

Em comunicado lido durante uma conferência de imprensa, na última Segunda-feira, o vice-presidente do episcopado, D. Roberto Luckert, referiu que os encarceramentos decididos pelos tribunais, na sequência das manifestações contra o Governo, fazem parecer que existe uma “escalada” de medidas de coacção contra os direitos de cidadania.

Os bispos expressaram a sua preocupação face à recente detenção de pelo menos 13 pessoas, que protestaram contra o Governo de Hugo Chávez, em Agosto. Os réus foram condenados por “incitação à guerra civil”, entre outros delitos.

(Ag Ecclesia)


Sem comentários: