quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

NOTÍCIAS




Cristãos fazem leitura pouco exigente do Evangelho

Políticas neo-liberais na economia são incompatíveis com a luta contra a pobreza


O presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Alfredo Bruto da Costa, considera que o confronto da cultura contemporânea com os valores da Igreja leva a que os “cristãos em Portugal façam uma leitura pouco exigente do Evangelho”...

................

Padres devem assumir a sua vocação específica

D. Carlos Azevedo defende no Congresso Internacional

«À Escuta da Palavra» maior valorização dos leigos


D. Carlos Azevedo alertou para a necessidade de os sacerdotes serem libertos das inúmeras tarefas que assumem actualmente para descobrirem a sua missão específica.

O bispo auxiliar de Lisboa falava no Congresso Internacional «À Escuta da Palavra» que decorre em Braga até sexta-feira, dia 15 de Janeiro.

No meio de muitas tarefas, os padres devem ter atenção para que a missão do sacerdote não seja secundarizada por funções assumidas pontualmente, alertou D. Carlos Azevedo.

O bispo auxiliar alertava para que o padre não seja um “funcionário e concentre em si tarefas que deveriam ser de leigos”. Desta forma, “ele deixa de corresponder àquilo que se espera de um padre hoje, sobretudo num tempo em que os padres são poucos”...

..................

Religiões terão novo espaço de culto

no Hospital de São João

Administração diz que se trata de uma obrigação

perante os doentes


Representantes de diversas confissões religiosas estiveram presentes no Hospital de São João, do Porto, para debater a construção de novo espaço de culto, aberto a todos.

Numa altura em que a nova regulamentação da assistência espiritual e religiosa nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde marca a agenda, o Hospital procura assim assegurar os direitos de todos os doentes à asssistência espiritual e religiosa.

Além da capela católica, que se irá manter, a administração projecta a construção de um espaço inter-religioso. O presidente do conselho de administração, António Ferreira, diz à ECCLESIA que se entendeu ser necessário “ouvir as várias confissões religiosas” para que esse espaço “responda às necessidades de cada um e de todos”, admitindo que este é “um objectivo ambicioso”.

Este responsável espera que o resultado final possa “constituir-se como um modelo” para outros espaços a serem construídos no nosso país. “A minha preocupação é que esse espaço seja transformado em cada momento e para cada religião num lugar”, afirma António Ferreira, desejando que cada doente possa ali sentir-se “em casa”...

(Poderão ler a notícia completa, no site da Ag Ecclesia)



Sem comentários: