sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A PALAVRA “NUVEM”



A verdadeira nuvem é o Espírito

A minha Comunidade de Agualva preparou esta semana a Palavra “Nuvem”, para a Celebração da Palavra. Como sempre, descobri e aprendi muita coisa sobre a sua simbologia que nunca antes imaginara, por isso estou a partilha-la contigo. Sempre me encanta preparar estas celebrações, porque a Palavra de Deus é uma constante surpresa, adaptada a cada momento, a cada situação, a cada dia. Eu encontrava esta palavra nas leituras da Bíblia, mas não no contexto da História da nossa Salvação.

Aprendi que esta “simples” palavra também vem mostrar o grade Amor que Deus tem por mim, por ti, por todos os Homens. Esta palavra “nuvem”, numa perspectiva de experiência religiosa, pode ter muitos significados, porém vou partilhar apenas alguns:

* proximidade de Deus, presença divina, que podemos constatar em Ex 13, 21-22 – passagem que se refere à saída dos Israelitas do Egipto -, em que a coluna de nuvem sempre os acompanhou de dia para indicar o caminho. Era o Senhor que os conduzia; está sempre presente. Nunca nos abandona, porque nos ama apaixonadamente!

* afastamento da presença de Deus, podendo associar -se a nuvem pesada, sombria, que escurece e encobre a presença de Deus, como um muro que nos distancia e separa do Senhor. O profeta Ezequiel, em 34, 11- 13 - Os pastores de Israel – diz que apesar do Amor de Deus, o homem atraiçoa o Amor e as “ovelhas” ficam confusas e dispersaram-se . Então, Deus promete ser o Pastor de Israel, já que os pastores não tratam das Suas ovelhas.

* S. Paulo na 1Cor 10, 1-3, ensina-nos que, para nós cristãos, a nuvem dá lugar ao Espírito Santo: a verdadeira nuvem é o Espírito. Recorda a nuvem e a passagem do mar vermelho, como um baptismo no nome de Moisés; o cristão é baptizado no nome de Cristo no Espírito Santo e na água.

* No final dos tempos, “...verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.” - Mt 24, 30

…........

Toda esta preparação teve como base de estudo, o “Vocabulário de Teologia Bíblica” e a Bíblia. Poderia ter documentado a minha reflexão com outras leituras pois muitas foram lidas, mas havia que selecciona-las. São Palavra de Deus!

TEM UM BOM DIA


Sem comentários: