domingo, 3 de janeiro de 2010

EPIFANIA DO SENHOR

Vimos e viemos...




Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém.

Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".

Para os cristãos, epifania é uma manifestação extraordinária de Deus,pela qual ele se revela em fatos da história da salvação...

- No Antigo Testamento temos muitas epifanias... Essas epifanias eram a preparação da epifania definitiva, cuja festa hoje celebramos: É a manifestação de Jesus, como "a Luz" que atrai a si todos os povos da terra.

Essa "luz" encarnou na história, a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de Salvação.

A 1ª Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora de Javé, que alegrará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo. (Is 60,1-6)

A 2ª Leitura afirma que a presença salvadora de Deus no meio do povo não se destinará apenas a Jerusalém, mas a todos os povo. (Ef 5,2-3.5-6)

* É uma síntese do pensamento de Paulo sobre o "Mistério": O projeto salvador de Deus, definido desde toda a eternidade, escondido durante séculos, revelado e concretizado em Jesus, comunicado aos Apóstolos e dado a conhecer ao mundo pela Igreja.

No Evangelho, vemos a concretização das promessas. (Mt 2,1-12)

Os "Magos", atentos aos sinais da chegada do Messias,vão ao encontro Jesus, aceitam-no como "Salvação de Deus".O texto não é uma reportagem da visita de três chefes de estado.É uma Catequese para apresentar Jesus como Salvador de todos os homens.

- Belém: aí deveria nascer o Messias, descendente de Davi...

- Os Magos representam os homens do mundo inteiro,que se põem a caminho de Jerusalém com suas riquezas para encontrar a Luz salvadora de Deus, que brilha sobre a cidade. (1ª L.)

- A Estrela não é um astro no céu, mas Jesus, a Luz que ilumina todos os homens.

Meditemos as ATITUDES dos principais personagens...

Os Magos: "Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo..."

São "os homens dos sinais", que sabem ver numa estrela o sinal da chegada da Libertação.Deixam tudo... Não desistem perante o cansaço da longa viagem... Não desanimam com o desaparecimento da estrela,nem com a indiferença dos habitantes de Jerusalém: perseveram até o fim e acabam encontrando o que procuram.Não vão de mãos vazias... Oferecem o que têm de melhor...

* Os "Magos" representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo e que se prostram diante dele.

É imagem da Igreja, essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e o reconhecem como "o Senhor".

Os Doutores da Lei:

Souberam indicar muito bem o caminho aos magos, mas não foram a Belém...

Herodes: Ganancioso, tinha o poder em suas mãos... E uma criança indefesa amedronta esse rei poderoso e sua luxuosa corte....

* DUAS ATITUDES vão se repetir ao longo de todo o Evangelho:

- O povo de Israel rejeita Jesus,enquanto que os "magos" do oriente (que são pagãos) O adoram;

- Herodes e Jerusalém "ficam perturbados" e planeiam a sua morte,enquanto que os pagãos sentem uma grande alegria e o reconhecem como o seu Senhor.

- Jesus vai ser rejeitado pelo seu povo; mas vai ser acolhido pelos pagãos,que entrarão a formar parte do novo Povo de Deus.

- Diante de Jesus, as atitudes são diversas: vão desde a adoração dos "magos" até à rejeição total de Herodes,passando pela indiferença dos sacerdotes e os escribas: Eles conheciam bem das Escrituras, mas não foram ao encontro do Messias.

Com quem nos identificamos?

- Com os Magos, que se ajoelham:isto é: reconhecem nele a Luz do Mundo e o seguem.

- Com os sacerdotes e escribas, que ficam indiferentes...

- Com Herodes, que procura apagar essa Luz.

+ A Lição dos Magos.

- O itinerário dos "magos" reflete o processo dos pagãos para encontrarem Jesus: estão atentos aos sinais (estrela), percebem que Jesus traz a salvação; põem-se decididamente a caminho para o encontrar; perguntam aos judeus, que conhecem as Escrituras, o que fazer; encontram Jesus e o adoram.

* A exemplo dos Magos, somos todos peregrinos na fé!...

- ATENTOS aos sinais... e prontos a segui-lo com generosidade?

- PERSEVERANTES, mesmo nos momentos de dificuldades,quando a estrela indicadora parece ter desaparecido,ou próprio Deus parece ter-se esquecido da gente?

- FIÉIS, apesar da maldade dos Herodes da vida,ou da indiferença de tantos católicos, que encontramos ao longo de nossa caminhada para Deus?

- GENEROSOS em oferecer o que de melhor temos,ou nos apresentamos sempre de mãos vazias ?

Temos a certeza de que em nossa caminhada para Deus...Ele sempre se manifesta a quem o procura de coração sincero?

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 03.01.2010


Sem comentários: