segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PALAVRA “ÓLEO”


CRISTO, O UNGIDO DE DEUS PAI


Uma vez mais partilho com os meus Amigos uma Palavra, desta feita, ÓLEO. As fontes do nosso estudo, são sempre as mesmas: a Bíblia de Jerusalém e o “Vocabulário de Teologia Bíblica”.

Parece insignificante esta Palavra, mas através da unção pelo óleo, o Senhor uma vez mais manifesta o seu Amor por nós.

O óleo, como dádiva de Deus


O óleo/azeite, o trigo, o mel e o vinho, são alimentos essenciais, com que Deus sacia o seu povo fiel na terra Prometida. Aparece como uma benção de Deus: se escasseia, é castigo pela infidelidade dos homens à Aliança, mas se é abundante, é sinal de salvação e felicidade.


Mas o óleo não é tido só como alimento; são-lhe dados outros atributos, nomeadamente: perfumar o corpo, fortificar os , curar as feridas e ser fonte de luz “permanente” – Ex 27,20-21. Por isso, este óleo só deveria ser usado nos rituais e celebrações solenes do Povo de Deus.


Simbolismo do óleo


Sendo o óleo sinal de benção divina, é então símbolo do amor, da amizade, da alegria – Sl 104 (103), 15 -, da união fraterna – Sl 133 (132). Por isso é que, derramar óleo sobre a cabeça de alguém é o mesmo que desejar-lhe felicidade, alegria e constitui uma prova de amizade e respeito. Agora entendemos melhor por que Jesus disse aos seus discípulos ”Não me derramaste óleo na cabeça; ela, ao invés, ungiu-me os pés com perfume. Por essa razão, eu te digo, seus numerosos pecados lhe estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor.” Lc 7,44-47.


O óleo para os cristãos


Este ÓLEO tendo estas “propriedades”, para nós cristãos, é o óleo da unção real, o “óleo da alegria” , o sinal exterior da eleição divina, da intervenção do Espírito. Desta junção, entre a unção e o Espírito, surge o simbolismo máximo do ÓLEO, nos sinais do Amor de Deus para connosco: Sacramentos cristãos. Relevamos como exemplo, a unção dos doentes, de que fala a Carta de S. Tiago – 5,12-16 - “Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente...”.


Os santos óleos comunicam ao cristão a graça multiforme do Espírito Santo, daquele Espírito que fez de Jesus o Ungido por excelência e o Filho de Deus.”


Sem comentários: