quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JMJ 2011: Jovens brasileiros anunciam Cristo pelas ruas de Portugal antes de rumar a Madrid



Iniciativa é promovida

pelo Caminho Neocatecumenal,

movimento da Igreja Católica

nascido no século XX



Lisboa, 11 ago 2011 (Ecclesia) – Cerca de 170 jovens brasileiros ligados ao Caminho Neocatecumenal, movimento da Igreja Católica nascido no século XX, percorrem Portugal durante esta semana para levar a sua fé cristã às pessoas através de cânticos e testemunhos de vida.

Estes novos “apóstolos”, provenientes de Brasília, estão de passagem, rumo a Madrid, onde vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), entre 16 e 21 de agosto.

“A intenção é evangelizar e então nós fazemos pelas ruas a experiência dos discípulos, que saíam dois a dois para anunciar a Boa Nova”, refere Juan Carlos Franco, responsável pelo grupo, em entrevista concedida ao Programa ECCLESIA na Antena 1.

Com simplicidade, ao ritmo dos acordes da viola e dos tradicionais batuques, os jovens procuram chamar a atenção de quem passa, “não para converter”, mas para “manifestar ao mundo a existência de Jesus Cristo”.

“Nenhum de nós é especialista em anúncio, mas não é preciso ser-se teólogo ou académico para entender que Cristo tem feito uma obra com cada um de nós, só o facto de estarmos aqui já é uma obra de salvação”, acrescenta o líder da comitiva, colombiano.

Para Yara Nunes, são experiências como estas, em países diferentes, que reforçam a “grandeza da Igreja”.

“Estamos num lugar diferente, mas o canto é o mesmo, há uma unidade”, sublinha a brasileira de 27 anos, que “acredita que Deus fala ao seu coração em qualquer lugar do mundo, através do Papa ou das pessoas que vai encontrando”.

Depois de já ter estado nas regiões de Lisboa e Campo Maior, o grupo segue hoje para a cidade do Porto onde espera “contagiar” mais algumas comunidades com o seu exemplo de fé e alegria, antes de partir para a capital espanhola.

“Abordamos pessoas que nem sequer olharam para a gente e isso gera uma insegurança, a parte humana sente medo mas a confiança em Cristo fala mais alto”, explica Yara Nunes.

No meio dos mais novos, destaca-se o casal Pires, catequistas que há mais de um ano e meio coordenam a preparação dos jovens para as JMJ e levam consigo cinco filhos ao certame.

Anisi Pires destaca a importância de “trabalhar com os jovens e apresentar-lhes Jesus Cristo, porque muitas vezes o mundo não o apresenta, a família não o apresenta e esse é o papel do catequista”.

“A nossa grande expectativa é ver o Papa, celebrar a eucaristia com ele, que é Pedro, o próprio Jesus Cristo na terra, a quem seguimos, e não há nada melhor do que beber a água da fonte”, conclui.

Mais de 10 mil os jovens brasileiros estão a caminho de Madrid, para tomarem parte no maior encontro juvenil da Igreja Católica, com a presença de Bento XVI entre os próximos dias 18 e 21.


PRE/JCP

NOTA: Os "nossos", dos Açores e Madeira, vão "anunciar" na cidade de Aveiro. Rezemos por todos.


Sem comentários: