segunda-feira, 28 de maio de 2012

A BOLA DE SABÃO







Hoje é “segunda-feira do Espírito Santo”, dia escolhido pelo governo regional, para comemorar a autonomia regional. De Espírito Santo não tem nada, como sabemos.

O Dia é voltado essencialmente para as Condecorações e o almoço. Reúne-se um grupo de pessoas escolhidas num determinado lugar, toca-se o hino e entregam-se medalhas. Conheço pessoas que já receberam mais do que uma, em vários anos. A televisão transmite em directo e assim se faz, para todos os açoreanos a festa da sua autonomia. Se eu não ligar a tv, nem me apercebo da existência desta efeméride.
Pouco! É muito pouco!

Um dos Homens propostos para lá estar hoje na festa da autonomia, é padre católico, filósofo e psicólogo que sobressaiu na nossa sociedade por procurar esclarecer e formar com verdade e sabedoria os alunos que ensinou e os adultos que ainda procuram os seus conselhos. Foi retirado da “lista dos escolhidos” pela não concordância da deputada do bloco de esquerda. Num país que diz defender a liberdade de expressão e outros direitos fundamentais, ela censurou um artigo escrito pelo sr. Cónego e cortou-o da homenagem.

Claro que ficámos estupefactos e perguntamos: qual o critério de escolha? quem escolhe os homenageados?
Tem a ver com a cor política? com o credo religioso? com implicância pessoal? Eu sei que sou muito ingénua, mas não quero crer que seja por isto ...

A continuar assim, esta festa será dirigida, vivida, vista, apenas pelos políticos e afins, porque o povo açoreano, não se revê nela!

PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: