sábado, 19 de maio de 2012

“SUBO A MEU PAI E VOSSO PAI”





Homens da Galiléia, por que estais aí a olhar para o céu? 
Este Jesus, que foi arrebatado dentre vós para o céu, 
assim virá, 
do mesmo modo como o vistes partir para o céu.” 
Act 1,11

Deus criou o céu, a terra e quanto nela existe. Criou-nos também a nós, fazendo-nos quase anjos, dando-nos poder sobre toda a criação e tudo submeteu a nossos pés.

Quando Lhe aprove, enviou à terra o seu Filho Jesus que encarnou no seio da Virgem Maria por intersecção do Espírito Santo e se fez Homem. Jesus é desde sempre, a realização do projecto de Deus para a salvação da humanidade. Ele “desceu” do céu à terra por mim e por ti, para nos dar a Vida Eterna e ficar connosco para sempre através do seu Espírito, na Palavra, na Eucaristia e na Comunidade onde se experimenta a unidade e o amor fraterno. A vida nova que Jesus veio dar gratuitamente e que neste Tempo Pascal a Igreja continua a celebrar, é alimentada por este “tripé”, com o qual vivenciamos perpetuamente, a presença de Cristo ressuscitado.

Irmãos, é para o céu que continuamos a olhar quando queremos “localizar” o Senhor para O louvarmos ou gritarmos por socorro. É do céu que nos vem TUDO! “ Levanto os meus olhos para os montes, donde me virá o auxílio? o auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra...”.

Este Jesus Ressuscitado, que nos deu o Pai e nos chamou de irmãos, é o Servo de Iahweh, Aquele desfigurado a quem virámos a cara de tão feio que estava e que Deus permitiu que sofresse o suplício da Paixão para que não se perdesse nenhuma das ovelhas do seu redil. A este Servo, Deus O ressuscitou e agora sobe ao céu, glorificado. Do seu coração rasgado, brotam incalculáveis dons que o Espírito distribui “abrindo-nos o entendimento”. É este o Anúncio que o Espírito Santo nos suscita a proclamarmos sem medo: Cristo, Filho Primogénito de Deus, morreu, ressuscitou ao terceiro dia como havia prometido para nos dar vida eterna e vive glorificado no céu, junto de Deus Pai.

Saí do Pai e vim ao mundo. De novo deixo o mundo e volto para o Pai.” Cristo Ressuscitado tinha de voltar ao mundo celeste donde havia vindo, depois de ter realizado o desígnio de Deus. Tal como a chuva que vem do céu não volta para lá, sem ter regado e fertilizado a terra...

Continuemos neste Tempo de alegria pascal a festejar o Amor de Deus por nós e a esperar vigilantes, a última vinda de Cristo, porque “felizes os que lavam suas vestes para terem direito à árvore da Vida e entrarem na cidade pelas portas.


TEM UM BOM DIA




Sem comentários: