segunda-feira, 7 de maio de 2012

VISITA AOS AÇORES DO SENHOR NÚNCIO APOSTÓLICO



Como já foi anunciado, vai realizar-se, de 9 a 16 de Maio de 2012, a visita oficial do Senhor Núncio Apostólico aos Açores, um acontecimento eclesial importante, que não pode, nem deve passar despercebido. D. Rino Passigato foi convidado a presidir à festa do Senhor Santo Cristo deste ano, em Ponta Delgada (13 de Maio de 2012).
 
Como tem intenção de visitar todas as Dioceses, foi aproveitada esta oportunidade, para se deslocar também a outras Ilhas, contactando igualmente as autoridades regionais e os participantes no Conselho Presbiteral e na Conferência Anual de Ouvidores, que se realizam respectivamente antes e depois da Festa do Senhor Santo Cristo.
 
É uma ocasião propícia para conhecer melhor a realidade da nossa Igreja Particular, inteirar-se dos condicionalismos da sua dispersão geográfica e de ultraperiferia, bem como ajudar-nos a identificar os grandes desafios para a missão da Igreja hoje.
 
Esta visita é, outrossim, um momento único de comunhão eclesial, que importa sublinhar. A Igreja é «mistério de comunhão», tanto na vertente espiritual e sobrenatural – dom gratuito do Espírito Santo – como também na vertente visível e comunitária, que se exprime na sua organização humana, caracterizada pela fraternidade e pela corresponsabilidade.
 
 A Igreja Universal não é propriamente uma federação de Igrejas Particulares, ou uma espécie de «multinacional», com «filiais» espalhadas pelo mundo. Só existe e opera nas Igrejas Particulares. Em cada Diocese está e opera toda a Igreja de Cristo, que, assim, se torna presente e actuante entre o povo de um determinado território, com a sua história e cultura, através da pregação do Evangelho e a celebração da Eucaristia, sob a acção do Espírito Santo e a orientação do Bispo, «princípio e fundamento de unidade» na própria Diocese e elo de comunhão com a Igreja Universal. «Cada um dos Bispos representa a sua Igreja e todos, em união com o Papa – no vínculo da paz, do amor e da unidade – a Igreja inteira» (Lumen Gentium 23).
 
Assim, a visita do Representante do Santo Padre vem reforçar os laços de comunhão da nossa Igreja Particular com o Romano Pontífice e n’Ele com a Igreja Universal. É, pois, um momento de importância transcendente, que queremos viver com sentido de Igreja e como expressão de comunhão eclesial.
Agradecendo a amabilidade e disponibilidade, damos as boas-vindas a Sua Excelência Reverendíssima, desejando que tenha uma boa estadia entre nós. Muito nos honra a Sua presença na nossa Diocese, mesmo na semana em que faz 21 anos da visita histórica do beato João Paulo II aos Açores (11 de Maio de 1991). Mais um sinal de que esta visita vai ser um momento especial de graça para os Açores, no sentido de preservar e promover as suas raízes.
 
 A situação actual é de crise, que também nos atinge. Só cerrando fileiras e aprofundando os valores das nossas raízes culturais é que poderemos ultrapassar as presentes dificuldades. Como advertem os nossos Bispos, em recente Nota Pastoral, «a evangelização lançou as bases de uma cultura, veículo de valores e dimensões éticas, que devem ser o alicerce de uma autêntica União Europeia… É esta identidade cultural, enraizada na sua história, que há-de permitir à Europa encontrar o seu papel no mundo global, aspecto que pode ser seriamente ameaçado por visões economicistas da presente crise… A dimensão económica tende a prevalecer sobre a identidade cultural; a matriz cristã da cultura europeia é posta em questão e chega-se mesmo a afirmar que não há uma cultura europeia, esquecendo que sem base cultural não haverá economia de rosto humano…» (Conferência Episcopal Portuguesa, Unidade da Europa, Um Projecto de Civilização, 19 de Abril de 2012).”

+ António, Bispo de Angra

Publicado na Sexta-Feira, dia 04 de Maio de 2012, em Actualidade,
no Jornal “A UNIÃO”


(A Eucaristia na Sé Catedral, ocorrerá no próximo dia 9, pelas 18.00 h. Participa.) 

Sem comentários: