quinta-feira, 3 de maio de 2012

PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS DE HOJE.



O discípulo não é mais que o mestre:
será perfeito aquele que for como o seu mestre.”

Quem diria que HOJE e AQUI nesta Ilha da Terceira, há como no 1º século, perseguição aos cristãos das comunidades fundadas por Cristo Ressuscitado. Estou a referir-me às Comunidades do Caminho Neocatecumenal que têm como modelo, a primeira comunidade dos Apóstolos. Ainda há quem pense que, o que lemos nos Actos dos Apóstolos, não é para se viver, que isso aconteceu só no início da nossa Era, lá longe, com outros e pronto!!! Não, irmãos! Esta Palavra é de hoje, de aqui e de agora!

Deus fez o Homem, pessoa digna e livre, com direito à liberdade de pensamento, de expressão, de fazer as suas escolhas, mas na realidade esse mesmo ser humano usurpa, cria obstáculos, reduz a liberdade do coração quando este quer voar. Então, a nossa mentalidade, por muito moderna que se queira mostrar, continua amarrada a tradições e faz o que os antigos fizeram e diz apenas o que lhe foi transmitido; não procura, não evolui, não se abre, não se adapta a novas realidades eclesiásticas, porque isso implicaria ter de se desinstalar do comodismo, do prestígio, do “sempre foi assim”...
... Buscais com avidez, mas nada conseguis obter? Então vos entregais à luta e à guerra.”, diz Tiago na sua Carta (4,2-3), dirigida aos de agora, a nós.

Não entendo tamanha resistência para esta iniciação cristã que faz parte da Igreja, porque assim foi da vontade do Espírito Santo e do Santo Padre. Felizmente que a Igreja está cheia de muitas outras realidades espirituais e são todas boas. Eu e outros escolhemos o Caminho Neocatecumenal. Há algum mal nisso? Por que incomoda a tantos? O nosso Bispo pediu para os Açores esta Nova Evangelização há já muitos anos: perguntem-lhe porquê!

O discípulo não é mais que o mestre: será perfeito aquele que for como o seu mestre.”

Será que não dá para “ver” que os nossos templos estão a esvaziar-se? Estão a afastar-se as famílias e com elas as suas crianças que apenas frequentam a catequese infantil-juvenil para se “crismarem” e depois só voltam à Igreja para a festa do seu casamento?
Deus foi bem duro para com aqueles que não cuidam das suas ovelhas e as deixam abandonadas. A tal ponto que prometeu Ele mesmo, cuidar das suas ovelhas. É Jesus que as reúne num mesmo redil nas Comunidades, que são a Igreja. Todo o Povo de Deus tem responsabilidades, porque todos nós somos Igreja de Deus.

Irmãos, não adiante “fazer guerra” a Deus. Ele é o Senhor dos impossíveis! Nós, que caminhamos nesta iniciação cristã, estamos aqui porque somos muito pecadores, senão não estaríamos. O melhor mesmo é pensar e dizer como o fariseu e doutor da Lei, Gamaliel: “Varões de Israel, atentai bem no que ides fazer a estes homens. … Agora, portanto, digo-vos, deixai de ocupar-vos com estes homens. Soltai-os. Pois, se o seu intento ou a sua obra provém dos homens, destruir-se-à por si mesma; se vem de Deus, porém, não podereis destruí-los. E não aconteça que vos encontreis movendo guerra a Deus. ” (Act 5,35.38-39a)

PASSA UM BOM DIA!

Sem comentários: