quarta-feira, 16 de maio de 2012

"LEVANTO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES..."




Levanto os meus olhos para os montes:
donde me virá o auxílio?
O auxílio vem do Senhor
que fez o céu e a terra.”



A palavra que hoje vamos vivênciar na nossa comunidade, é “Monte”. Neste dia da semana destinado a rezarmos a Palavra de Deus, é sempre um dia de expectativa pela surpresa que acontece no desenrolar do “nome” . Leituras escutadas ao longo dos anos sem grande eco, agora e aqui tomam forma, e vida!
Qual o interesse desta palavra? O que me vai dizer? Pensei desde logo …

Ao prepararmos este tema, lemos cerca de duas dezenas de textos bíblicos, para seleccionarmos quatro e aí já se abriu uma diversidade de assuntos, relacionados com o projecto de Deus na história de salvação da humanidade, o que nos trouxe algum entendimento sobre o por quê das coisas acontecerem.
Vimos o significado do “monte” para os antigos povos pagãos e o aproveitamento que o Povo de Deus faz do mesmo, ao professar que o Monte, lugar aprazível, silencioso, propício à intimidade com Deus, é Obra de Deus Criador.
Jesus procurou os Montes para rezar, ensinar, fez alguns milagres, foi tentado pelo demónio e foi de um monte, na Galiléia, que transmitiu aos apóstolos o poder do Pai e os enviou a evangelizarem o mundo.
O Monte para nós, pode também ser o “alto”, para onde olhamos quando estamos aflitos a precisar de auxílio! O Monte pode ser o “observatório onde podemos contemplar a Jerusalém celeste.”

Nesta Celebração da Palavra, onde serão proclamados os textos bíblicos, a Comunidade unida, irá interiorizar e viver e partilhar a Palavra de Deus. Oxalá que esta Palavra nos suscite o entendimento necessário para querermos todos subir ao Monte Santo que o Senhor Ressuscitado nos aponta.

TEM UM BOM DIA!


Sem comentários: