terça-feira, 18 de setembro de 2012

MAIS UM CONVÍVIO




Domingo ocorreu mais um Convívio mensal da nossa Comunidade Neocatecumenal. Às vezes, até a nossa família se questiona sobre a importância que damos a este evento, o terceiro domingo de cada mês, ao ponto de deixarmos a casa, o almoço em conjunto, para só voltarmos a casa ao fim da tarde!

Embora se explique, não se entende muito bem, porque explicar também é difícil. Só vivenciando...

Mais uma vez constatamos que, quem nos convoca é o Espírito Santo. Ele reúne um "resto" da Comunidade de Angra, para nos dar a conhecer os Mistérios de Deus e nos preparar para a evangelização. Como é difícil viver em comunidade! Tal como é difícil conviver em família! Por que somos mais cruéis e intolerantes com os nossos familiares? Por que sentimos ciúme de quem dizemos que confiamos e inveja por quem dizemos que damos tudo ...?! Nós, os humanos, somos assim, por isso, “sobreviver" a tudo isto e continuar na comunidade ou na família, só pode ser e é Obra do Espírito Santo.

A propósito, S. Paulo dá conselhos à primeira comunidade de Corinto -1Cor 12,12-14.27-31a - sobre os desmandos que se estavam a verificar, fruto do orgulho, da autossuficiência e da petulância daqueles que se tinham convertido ao cristianismo. Entre eles, havia discórdia, concorrência, disputas... , como acontece connosco...
Paulo diz que temos de nos amar e sermos unidos, como o são os membros de um corpo que, atuando juntos é que conseguem ser benéficos à saúde desse corpo.  Cada um de nós é um membro que tem a sua própria missão - a boca não cheira... o ouvido não fala... - e é na diversidade que se consegue a unidade que leva ao “bom funcionamento” do corpo.
Cada um faça aquilo a que Deus o destinou e viva feliz!

PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: