quarta-feira, 19 de junho de 2013

SÓ ENTRAS NO REINO DE DEUS PELA PORTA ESTREITA





A Porta abre e fecha. Por ela entram e saem pessoas e coisas, até a luz... Fechada, ela impede a circulação... mesmo a da luz ! Tal como o nosso coração: fechado, não vê nada porque está tudo às escuras.

No Antigo Testamento, as cidades eram circundadas por muralhas , por isso se dava muita importância “à porta da cidade”.
A porta dá segurança, guarda a cidade do inimigo, mas deixa passar os amigos. Do lado de dento da porta, até o estrangeiro está protegido. Por outro lado, a porta reúne os habitantes em comunidade, porque é do lado de dentro da porta que se concentra a vida da cidade: se encontram as pessoas para conversarem, fazerem as suas trocas comerciais, falarem de política,  dos julgamentos ... Apossar-se da porta, significa apoderar-se da cidade e libertar os cativos. Receber as suas chaves significa ser investido de poder. Ainda hoje se costuma homenagear entidades oficiais com as “chaves da cidade.”

Jerusalém é a cidade por excelência, que Deus ama particularmente; quem a passa sente segurança, unidade, paz, justiça. Assim, diz o profeta, haverá uma Jerusalém nova, assim, aberta às nações, com fundamentos na paz e na justiça .

A cidade – tu e eu - será santa, se abrir as suas portas para a luz entrar, para a justiça e para a redenção. Quando fechamos a porta com o nosso pecado, temos que suplicar ao Senhor que rasgue o céu e deixe cair a Sua misericórdia para abrirmos as portas do nosso coração ao Seu Espírito.

Jesus escuta este desejo  e no seu Baptismo o céu abre-se e Ele é a própria porta do céu. Por Ele, Deus comunica-se com os homens e estes tem acesso ao Pai .

-Mas, Jesus faz exigências: para se entrar no Reino de Deus - que simbolicamente é representado por uma cidade -, tem de se entrar por uma porta estreita, a conversão e “poucos entrarão por ela”. Quem não estiver atento, quem não vigiar, encontrará a porta fechada.

Sabemos que Jesus se apoderou da chave da morte e venceu o mal, quando O mataram e ressuscitou dos mortos para nos dar Vida Eterna. Por isso, no final dos tempos, a Jerusalém celeste terá as suas portas todas abertas e o mal não entrará mais nelas. É a perfeição entre Deus e a humanidade. Então, repousaremos para sempre em prados verdejantes e nunca mais cairá uma lágrima dos nossos olhos...


(Texto baseado na admonição ambiental da palavra “Porta”)


PASSA UM BOM DIA


Sem comentários: