segunda-feira, 3 de junho de 2013

Papa Francisco no Angelus: "Jesus, Pão de Deus para a humanidade"



Neste domingo, 2, o Papa Francisco conduziu a tradicional oração mariana do Angelus. Diante de milhares de fiéis de diversas partes do mundo reunidos na praça São Pedro e adjacências, o Santo Padre centrou sua meditação, que antecede a oração, na Eucaristia.


Partindo da passagem da multiplicação dos pães (Lc 9,11-17), o Papa observou o quanto era humano o comportamento dos discípulos, que tentam buscar uma "solução realista, que não crie problemas", não confiando assim na Providência, capaz de garantir alimento à multidão que seguia Jesus, às margens do Lago da Galiléia.


Conforme explicou Francisco, Jesus se preocupa com a multidão faminta e cansada que o segue. Os discípulos aconselham o Mestre a 'despedir a multidão para que busquem seu próprio alimento' e Jesus diz a eles: 'Vós mesmos dais de comer'. "Jesus sabe bem o que fazer, mas Ele quer envolver os discípulos, educá-los", observou o Papa.


Francisco destacou ainda a prefiguração da Eucaristia como alimento, contida nesta passagem. O Santo Padre salientou o sentido da Eucaristia como partilha, observando que os discípulos não entenderam bem a mensagem, "foram tomados, como a multidão, pelo entusiasmo do sucesso. Mais uma vez seguiram a lógica humana e não aquela de Deus, aquela do serviço, do amor, da fé", explicou.


Ao final, o Papa observou que a festa de Corpus Christi, celebrada há poucos dias, recorda a necessidade de converter a fé na Providência, saber partilhar o pouco que se é e que se tem e não fechar-se nunca em si mesmo. "Peçamos a nossa Mãe Maria para nos ajudar nesta conversão, para seguir verdadeiramente, sempre mais, este Jesus que adoramos na Eucaristia".




Sem comentários: