sexta-feira, 30 de agosto de 2013

As Festa e Feiras




Nesta altura do ano proliferam as festas e feiras.
Nos Açores, todas as semanas, em todas as Ilhas se celebram festas religiosas que são chamariz para muito de profano.  Programas extensivos que incluem cultura, música e muita “comezaina” – os restaurantes e tascas estão a abarrotar de gente e alguns com fila considerável. Diz-se que nos Açores pouco se trabalha e muito se festeja...

Mas por terras do continente português, para além das ditas festas descobriram que, organizando Feiras, que  a coisa dava muito mais. Então, é a feira da cebola, da alheira, da azeitona, medieval, do chicharro, da sardinha... Todos os dias, não há touradas mas há extensões enormes de mesas cheias de gente que só come e bebe.
Não interessa o preço que vão pagar, mas sim o petisco que vão comer, pois foi para isso que calcorrearam dezenas e centenas de quilómetros para lá chegarem.

E depois, é o que se vê, um dia não são dias. Parece que estão programados: agora é para comer e beber à grande, depois é hora da sesta e mais logo ... para a “manifestação”.

Eu sou do tempo da penúria e os meus pais ensinaram-me a nunca gastar mais do que se tinha e até nos incentivavam a criarmos um “fundo” para caso de necessidade. Muita vez, a minha mãe ia “escondidinha” partilhar da nossa comida com alguém que tinha menos que nós.
Nunca esqueço os exemplos dos meus pais, porque os vivi e tento segui-los.

VIVE BEM E PARTILHA.


Sem comentários: