segunda-feira, 5 de agosto de 2013

“Guardai-vos de toda a avareza”



O tema da Liturgia de ontem tocou-me de sobremaneira.
A primeira Leitura – Ecle 1,2;2,21-23 – foi aquela que mais incomodou e até foi apelidada de pessimista. Não entendi por quê! Sou muito ignorante, mas acho que, se a Igreja colocou este Livro na Bíblia, é porque considerou que ele  trazia uma mensagem boa para nós.
A questão é que, com este texto, enfiámos o “barrete .”Verdade!

Eu e tu nem sabemos bem o que somos, nem como somos. Ainda não temos discernimento suficiente para enxergarmos. Mas quem escreveu este Livro estava cheio do Espírito de Deus, por isso vai ao fundo do nosso ser e revela o que há dentro de cada um de nós.

De facto, tudo o que fazemos é para agradar ao nosso ego e para parecer bem aos outros. Assim, queremos sempre mais dinheiro para comprar coisas, para exibir, para termos prestígio – na dimensão de cada um.  O nosso coração anda cheio de preocupações, a elaborar esquemas, projetos para deslumbrar, para ter o que o amigo tem...
Até durante a noite, por vezes perdemos o sono porque em vez de dormirmos descansados, pensamos nestas coisas... Queremos tudo isto para nós, não para partilhar com quem não tem...

“Vaidade das vaidades”! Ambição das ambições! Avareza das avarezas!

No final das contas, apesar do nosso “tesouro”, continuamos todos chateados, cheios de inveja, angustiados, porque as coisas materiais são perecíveis e frágeis e não nos consolam verdadeiramente. Só nos distraem e afastam de Deus e não nos servem para o Céu, por isso S. Paulo diz “Afeiçoai-vos às coisas do alto”.

Nesta Leitura, o Senhor diz-me: usa as coisas materiais e partilha-as com quem não tem; sê justo, verdadeiro e dá testemunho do amor de Cristo e sê feliz, que foi para isso que Deus te criou.


PASSA UM BOM DIA

Sem comentários: