sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Papa Francisco às selecções nacionais de futebol da Itália e da Argentina



 Homens antes que campeões

Homens antes que campeões. Modelos de referência antes que personagens da ribalta. É uma verdadeira«responsabilidade social» a que o Papa indicou aos jogadores de futebol das selecções da Itália e da Argentina recebidos em audiência na manhã de terça-feira, 13 de Agosto, na vigília do jogo  amistoso programado para a noite de quarta-feira  14 no estádio Olímpico de Roma.
«Sois muito populares: as pessoas seguem-vos bastante, não só quando estais em campo mas também fora», disse dirigindo-se às delegações das duas selecções durante o encontro na Sala Clementina. Disto deriva a importância de «dar exemplo de lealdade, respeito e altruísmo», mantendo na prática desportiva o espírito de «diletante» que «faz bem à sociedade» e «constrói o bem comum a partir dos valores da gratuidade, da camaradagem  e da beleza».
Também aos dirigentes das duas selecções o Pontífice pediu que se comprometam a fim de que o desporto não se torne só um «grande business» mas conserve a sua dimensão mais autêntica e humana, de modo a eliminar «definitivamente o perigo da discriminação» e da violência nos estádios.

(observatorioromano)

Sem comentários: