segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Açores: Diocese quer promover Observatório Social



Responsáveis falam em «situação terrível» para as famílias
Angra do Heroísmo, Açores, 21 out 2013 (Ecclesia) – O Serviço para a Pastoral Social e Mobilidade Humana da Diocese de Angra, nos Açores, vai estender à região o Observatório Social que está a ser desenvolvido a nível nacional, numa parceria com a Universidade Católica.
A intenção é fazer um “diagnóstico mais preciso dos problemas que existem”, afirmou o assistente espiritual do serviço diocesano, padre Cipriano Pacheco.
Em declarações ao portal da diocese, o vigário episcopal de São Miguel sustentou que “a situação social é terrível neste momento”.
“As famílias enfrentam problemas gravíssimos e nós temos de procurar dar respostas articuladas”, disse.
Cipriano Pacheco avança que o primeiro passo será uma reunião com a Cáritas e com a equipa da Pastoral da Família para “desenvolver um trabalho conjunto”.
Outro objetivo passa por uma “maior articulação” com os movimentos que estão no terreno a lutar contra a pobreza e a exclusão social, nomeadamente uma “difusão mais efetiva” da ajuda junto das famílias, como é o caso da Cáritas Diocesana que criou um Fundo Social.
“Sabemos que este fundo está a ser utilizado mas precisamos de uma maior sensibilização e divulgação para que as pessoas saibam que têm mais esta ajuda” e isso passará por “uma maior articulação entre a Cáritas Diocesana e a Cáritas ao nível das ilhas”, conclui Cipriano Pacheco.
Este fundo está disponível desde o dia 1 de julho, tendo arrancado com um saldo de cerca de 45 mil euros, cuja disponibilidade mensal será faseada.
OC

Sem comentários: