quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Origens do “halloween”



Halloween não é um termo cuja explicação seja consensual. A festa que halloween celebra é a passagem ao Inverno que, na cultura celta se comemorava sensivelmente a meados do Outono. A celebração era um espécie de culto aos mortos que, acreditavam os celtas, habitavam uma região de felicidade.

Bonifácio IV no séc. VII, consagra o Panteão Romano (Templo de todos os deuses) como Igreja de Todos os Santos. No séc. VIII, Gregório III muda a data da celebração da festa de Todos os Santos, que era a 13 de maio, para 1 de novembro, data em que se celebrava o aniversário da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro. No século IX Gregório IV ordenou que esta festa fosse celebrada em todo o mundo. Há quem diga que os celtas souberam juntar o útil ao agradável e cristianizaram os seus festejos tradicionais, de origem pagã, em honra dos seus mortos associando-os à celebração da festa de Todos os Santos.

Daí que muitos entendam Halloween como derivando de All Hallow's Eve (=Véspera de todos os Santos).
Estas festividades celtas não tinham nada a ver com bruxas, nas suas origens. Por isso, senhores pastoralistas e pastores do séc. XXI, mais do que que pregar contra o Halloween, talvez fosse importante perceber como fizeram os celtas há mais de 1000 anos para cristianizar uma festa que era pagã. É que o halloween, por incrível que pareça, já foi cristão. E foram os cristãos que o deixaram escapar a favor do vil negócio por falta de imaginação e de atenção. E não vale a pena querermos que o homem do séc. XXI seja cidadão do mundo e depois dizer: "Ah, e tal, o halloween é uma importação americana que não tem nada que ver com a nossa cultura". Por incrível que pareça, faz muito mais parte da nossa cultura a fachada da Casa Branca do que os portões do Palácio de Belém... Ou não será?

É mais fácil criticar as formas do que dar-lhes conteúdo.
Por isso, desejo a todos um bom e santo halloween, cheio de gosturas ou travessuras, de pão-por-Deus, de castanhas assadas e de vinho abafado (seja responsável, beba com moderação - Parece que agora tem se incluir estes avisos)


(Dr Jorge Reis - Facebook)


Sem comentários: